A qualidade da nossa democracia (II)

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A democracia, como sistema de governo em que o povo é ouvido no processo de tomada de decisões, não tem substituto conhecido. Por isso as sociedades foram evoluindo até o que chamamos Estado Democrático de Direito. E com ele, a Lei Maior, que é a Constituição, organiza o estado em três poderes autônomos e independentes para garantir que o povo seja não apenas ouvido, mas que o que seja estatal por ele trabalhe.

Pois o que fizeram com a Petrobrás e vai sendo mostrado pela Operação Lava Jato é Crime Maior. Chegou a vez do Judiciário cumprir sua parte. Que não fiquem choramingando os que são levados a depor, ou estejam presos, ou o venham a ser, com provas e julgamentos feitos de modo público e transparente, como é o caso do Petrolão, e já foi o Mensalão (a partir de 2005), para citar os escândalos mais recentes da organização criminosa que se instalou no poder para enriquecer e corromper. Se depois a política partidária e eleitoral reelege para o Executivo e o Legislativo quem estava no olho do furacão do mensalão, a responsabilidade é de todos os atores, inclusive eleitores. Pois não compete ao Judiciário senão a vigília e a investigação quando há indícios de fraude. Quanto mais desse porte…

Se choramingam os que vão depor (oras!), e ficam furiosos seus fiéis seguidores, é porque tanto pensam que estão acima das leis que se constituem a partir da Lei Maior, quanto de serem donos de algum mandato divino de poderem roubar em nome do que quer que seja. Por que não podia depor Lula, se indícios e provas mostram que o comando veio dele e de sua sucessora, como mandatários da presidência do país e da estatal, e comandantes de suas campanhas eleitorais?

Há um vídeo correndo na internet, e que está postado no site de Políbio Braga, de um pajador que coloca o dedo na ferida. Vão até o site, vale o trabalho! O vídeo é peça que me facilita a ponto de não precisar dizer mais a respeito dos eventos deste março de 2016, quando sob proteção tanto pessoal quanto da PF, MPF, RF, e TFJ do Paraná, o ex-presidente foi levado para responder perguntas – e sei que mais deverá responder por muito tempo, a cada novo passo. Por favor! Não está acima das leis, embora possa pensar que está porque julga que nunca como antes neste país nasceu alguém melhor. Não mesmo.

Posts Relacionados

Leave a Reply