Como um líder pode engajar as pessoas?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Tenho afirmado em minhas palestras que boa parte do sucesso de uma organização dependerá, cada vez mais, da competência do(a) líder em engajar sua equipe com as metas e os resultados da organização.
A primeira questão que se coloca é essa: quantas empresas têm verdadeiros líderes? Infelizmente a maioria das pessoas em posição de comando são chefes e não líderes. Eles(elas) possuem o poder, o cargo, a autoridade mas não possuem a liderança porque a mesma não pode ser concedida pela empresa e sim pelas pessoas que trabalham com ela. Logo, liderança é uma coisa que vem de baixo para cima na hierarquia de uma empresa e não de cima para baixo
Para obter o engajamento das pessoas o líder deverá saber ouvir quem trabalha ao seu lado, valorizando a opinião e a participação das pessoas em algumas decisões. Ninguém é engajado em um lugar aonde não é ouvido! Vamos em frente? O líder deve conquistar o seu poder pela sua atitude, pelos exemplos que dá e não por seus discursos.
O engajamento depende ainda de um fator muito importante: a capacidade que o líder deve ter para elogiar todas as pessoas que fazem algo acima da média. Quando alguém faz algo positivo, fora do normal e recebe um elogio, naquele momento essa pessoa sente que trabalha com alguém que reconhece o trabalho dos outros e , por isso, se sente muito mais engajada. Quando alguém faz algo especial e isso não é minimamente reconhecido pela pessoa em posição de comando, pode acreditar que dificilmente ela fará novamente esse “feito”.
Cabe ainda falar sobre o que é engajamento. Para mim, engajamento é algo muito superior a motivação, pois a motivação é cíclica. Engajamento é um compromisso, um verdadeiro comprometimento das pessoas em usarem toda a sua capacidade no trabalho. Infelizmente, o que se assiste no Brasil todo é uma esmagadora maioria das pessoas se “economizando”, fazendo o mínimo necessário e, raramente, fazendo o máximo possível. Quando em minhas palestras pergunto quem tem sonhos a realizar, praticamente 100% do público levanta as mãos. Quando vou adiante e pergunto para as pessoas quem pode dizer com sinceridade quem está usando toda a sua competência no trabalho, não chegamos a um terço do público presente.
Você quer olhar pelo lado bom ou pela lado ruim? Prefiro sempre olhar pelo lado bom…Que oportunidade maravilhosa existe para aquelas empresas que investirem em formar lideranças que saibam engajar sua equipe. Essas empresas terão equipes mais produtivas, com mais iniciativa, inovadoras  e que oferecerão um serviço diferenciado aos seus clientes. Do lado do indivíduo que busca crescer, saiba que se você for uma pessoa verdadeiramente engajada no trabalho ) você será visto como um profissional acima da média, fora da curva, que provavelmente terá uma carreira muito exitosa.
Em um mercado cada vez mais competitivo, aonde produtos e serviços são cada vez mais parecidos, ter pessoas engajadas poderá ser o fator de decisão de uma organização vencedora.

Leave a Reply