Cerimônia de Batismo e Lançamento do navio Juan Rassmuss

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A embarcação incrementará o transporte de cargas na Lagoa dos Patos

A parceria de sucesso entre a Celulose Riograndense e a Navegação Aliança, controlada pela Trevisa Investimentos,  anuncia mais uma grande conquista: a inauguração  da embarcação Juan Rassmuss, o novo navio que ampliará o transporte hidroviário de madeira e celulose pelo Lago Guaíba e Lagoa dos Patos. A Cerimônia de Batismo e Lançamento da embarcação, com direito ao tradicional estouro  de champanhe no casco, acontecerá no dia 15 de junho, às 15h, no estaleiro da empresa Intecnical S. A. (Rua Laranjeiras, s/nr, Distrito Barreto – Triunfo), e contará com a presença do Governador do Estado, José Ivo Sartori.

A estimativa da Navegação Aliança é iniciar as operações com o novo navio na segunda quinzena de julho. O navio fará o deslocamento até Guaíba pelo Rio Jacuí, saindo de Triunfo e entrando no Lago Guaíba.

A embarcação, construída pela Intecnial S. A., tem 103,80m de comprimento e 15,50m de largura, e capacidade para transportar 4.814 toneladas. O presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, explica que, atualmente, a empresa leva a celulose produzida em Guaíba até o Porto de Rio Grande utilizando 3 navios, com capacidade de 4 mil toneladas, também operados pela Navegação Aliança. No entanto, as embarcações retornam vazias para Guaíba.

Com a ampliação da capacidade produtiva da indústria de celulose, o modal hidroviário passará a ser melhor explorado: “Vamos continuar transportando a celulose produzida em Guaíba pela Lagoa dos Patos, mas retornaremos com as embarcações cheias de madeira produzida na Região Sul do Estado. Na volta, os navios serão carregados de eucalipto no Porto de Pelotas, que já está passando por melhorias para poder operar a nova demanda”, diz o executivo.

A previsão é que o volume de celulose a ser transferido a Rio Grande pelo modal hidroviário em 2016 seja de 1.7 milhões de toneladas. Com o início do transporte de toras de madeira a partir do Porto de Pelotas – o que deve acontecer no segundo semestre deste ano – estima-se embarcar 1.200 tons/ano. Walter Lídio ressalta que a utilização dos navios para o transporte de madeira entre Pelotas e Guaíba vai eliminar 180 viagens de ida e vinda de caminhões por dia pela BR 116. O volume total a ser transportado pela Celulose Riograndense pela hidrovia (celulose + madeira) será de 2.9 milhões de toneladas por ano.

 

Informações sobre o navio Juan Rassmuss:

NM JUAN RASSMUSS

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Comprimento total: 103,80 metros

Largura: 15,50 metros

Calado de projeto: 4,50m

Capacidade de Carga: 4.814 toneladas

Lotação: 07 tripulantes

Utilização: transporte de granéis e cargas em pallets

Construtor: Intecnial S.A.

Projeto: Internav

Entidades Financiadoras: BRDE / BNDES / FINAME

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