Atelier Livre Xico Stockinger promove o 30º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O Festival de Arte Cidade de Porto Alegre chega a sua 30ª edição, com uma programação especial de oficinas, palestras e exposições a partir de três eixos de conhecimento: tridimensional, têxtil e gráfico, buscando ampliar e diluir fronteiras, compartilhar conhecimentos e experiências. Promovido pelo Atelier Livre da Prefeitura Xico Stockinger, o Festival acontece de 18 a 22 de julho no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues.

Evento de grande importância para a cultura do estado, o Festival de Arte recebe artistas convidados do Brasil e do exterior, possibilitando troca de experiências, transmissão de conhecimentos e técnicas. Segundo a diretora do Atelier Livre, Miriam Tolpolar, “o Festival foi criado a partir dos Festivais de Desenho realizados pelo Atelier Livre da Prefeitura em seus períodos de férias e já faz parte da agenda cultural da cidade de Porto Alegre, sendo oficializado em lei aprovada em 1997 pela Câmara de Vereadores. Alice Soares, Carlos Scliar, Ferreira Gullar, Baravelli, Paulo Bruscky e Mario Rohnelt são alguns dos importantes intelectuais que ministraram oficinas em diferentes edições do festival e trouxeram grande público ao Atelier Livre. Além disso, os festivais contribuíram para a promoção e divulgação do Atelier Livre da Prefeitura Xico Stockinger, um dos únicos espaços públicos de ensino da arte no Brasil”.

Dentre os artistas, participam Alfi Vivern (PR), Renato Imbroisi (SP), Nara Guichon (SC), Leandro Bierhals (RS), Francisco Maringelli (SP), Hugo França (SP) e Heloisa Crocco (RS), entre outros. As inscrições estão abertas até 18 de julho e podem ser feitas no próprio Atelier (Avenida Erico Verissimo, 307) ou pelo blog.

 

Programação:

Escultórico

Alfi Esculturas136 cred Ziviani

Simpósio de Escultura em Pedra, onde treze artistas da oficina de escultura em pedra do Atelier Livre e artista convidado Alfi Vivern (PR) estarão produzindo obras de grande porte na área externa do Centro Municipal de Cultura. Espaço aberto à visitação, integração e diálogo do público com os artistas participantes.

Atelier aberto: Visitação entre 19 a 22 de julho, 15h às 19h.

Agendamento para visitas de grupos na Secretaria do Atelier Livre

Têxtil

ctx_0079_Evelise Anicet cred Eduardo Guedes

Criações têxteis: tradição e inovação

Renato Imbroisi (SP)

Uma imersão na área do design através de exercícios práticos em que serão utilizados tecidos de algodão, teares manuais e a lã pura, material primordial da região sul. Criação de um tear/objeto. A oficina terá a participação da mestra artesã Eva Kuffner (São Borja/ RS).

Oficina: 20 e 21, quarta e quinta-feira, 19h às 22h.

 

Ecoprint

Nara Guichon (SC)

Utilizando recursos locais e cotidianos, serão ensinadas técnicas de estamparia manual de grande impacto visual e qualidade, estimulando a reflexão sobre questões relacionadas ao consumo e a sustentabilidade.

Oficina: 18 a 22, segunda a sexta-feira, 14h às 17h.

 

Novos remendos para uma moda sustentável.

Evelise Anicet (RS)

Uma imersão nos fundamentos básicos da moda sustentável, procedimentos e técnicas de renovação de roupas utilizando materiais acessíveis e de baixo custo. O aluno será estimulado a transformar e atualizar roupas de forma criativa e sustentável.

Oficina: 18 e 20, segunda e quarta-feira, 14h às 17h

 

Tarde dos Fazeres:

Espaço aberto a artistas e coletivos que utilizam fibras, fios ou tecidos como material de trabalho, para troca de informações, relatos de experiências e apresentação de projetos.

Encontro: 22, sexta-feira, das 14h às 17h – gratuito, sem inscrição

 

Gráfica: Carimbando
Leandro Bierhals (RS)

Oficina de introdução à arte dos carimbos, explorando suas infinitas possibilidades e aplicações. Criação da imagem através de desenho, Internet ou impressão em poliéster, técnicas e processos de sensibilização de fotopolímero por meio de materiais acessíveis.

Oficina:

Turma A: 19 e 21, terça e quinta-feira, 14h às 17h

Turma B: 19 e 21, terça e quinta-feira, 19h às 22h

Monotipia

Obras de Flavia Fernandes artista plastica paulista radicada em Florianopolis

Obras de Flavia Fernandes artista plastica paulista radicada em Florianopolis

Flávia Fernandes (SC)

A monotipia é a impressão de prova única e uma técnica que permite enorme liberdade de expressão. Nesse curso realizaremos a impressão direta de relevos e objetos, através de máscaras e várias sobreposições em uma mesma imagem, utilizando matrizes de acrílico e a prensa, apresentando as várias possibilidades da monotipia.

Oficina: 18 a 21, segunda a quinta-feira, 19h às 22h

 

Xilogravura em grandes formatos

Francisco Maringelli (SP)

Realização de projetos em xilogravuras monocromáticas, com eventual inclusão de cor e tipografia, objetivando realizar estampas de grandes  formatos que dialoguem  com a escala do cartaz e da gravura mural. Ao final da oficina as produções serão instaladas em paredes e muros do entorno, na forma de lambe-lambes.

Oficina: 18 a 22, segunda a sexta-feira, 14h às 17h

 

Conservação e restauração do papel   

Janice Barbosa (RS)

História, conservação e restauração do papel abordando os seguintes tópicos: Limpeza de acervos, critérios para o manuseio e embalagem, profilaxia, agentes químicos, físicos, biológicos e seu controle, limpeza mecânica e acidentes em aulas práticas e teóricas.

Oficina: 18 a 22, segunda a sexta-feira, 14h às 17h

 

Encadernações práticas

Bárbara Benz (RS)

Oficina de abordagem eminentemente prática onde serão produzidos: pequenos livretos para expressar ideias sintéticas, dobrados a partir de uma folha só; livros grandes para contar histórias longas, cadernos costurados direto na capa; livros com costuras japonesas de quatro furos, unindo funcionalidade e beleza com maestria.

Oficinas: 18 a 22, segunda a sexta-feira, 19h às 22h

 

Diálogos do Festival

18 a 22 de julho, das 18h às 19h

Sala Álvaro Moreira – CMC

Convidados:

 

Alfi Vivern (PR): 18, segunda-feira

Heloisa Crocco (RS): 19, terça-feira

Hugo França (SP): 20, quarta-feira

Nara Guichon (SC): 21, quinta-feira

Renato Imbroisi (SP): 22, sexta-feira

Exposições:

Pedra, Pano, Papel

Artistas das oficinas de Escultura, Têxtil, Litografia e Xilogravura

Local: Saguão do Centro Municipal de Cultura

Abertura: 18 de julho, segunda-feira, 19h

Visitação: 18 de julho a 07 de agosto

 

Impressões Imprecisas

Bárbara Benz e Moacir Chotguis

Local: Espaço Alternativo, Atelier Livre

Visitação: 18 de julho a 07 de agosto

Festa de encerramento

Dia 22, sexta-feira, 20h

Bar do Lupi/ Atelier Livre

Informações/ Inscrições:

27 de junho a 18 de julho

 

Atelier Livre da Prefeitura Xico Stokinger

Av. Erico Verissimo, 307

Fones: 32898057/ 8058

Horário: 9h às 12h/ 14h às 20h

[email protected]atelierlivre.wordpress.com

Oficinas: R$30,- e R$60,-

Diálogos do Festival: gratuito, sem inscrições

Posts Relacionados

Leave a Reply