Qual o nível de competência digital da sua empresa? | Por Paulo Kendzerski

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Um estudo do Gartner aponta que, até 2017, 25% das empresas irão perder competitividade pela ausência de uma estratégia digital eficiente.

 

Fiz questão de me aprofundar nesse estudo para entender as causas desta incompetência digital, que prejudicará o futuro dos negócios de muitas empresas. Percebi que o problema não está apenas no âmbito das decisões estratégicas, mas também (e principalmente) em quem toma estas decisões.

 

Sabemos que a gestão das empresas ainda é feita por profissionais seniores, com mais de 40 ou 50 anos de idade. Com certeza, profissionais experientes e muito capacitados no mundo dos negócios, mas de pouca intimidade com o mundo digital. São usuários de tecnologias móveis como smartphones e tablets, possuem contas em redes sociais, mas não as utilizam como profissionais de negócios.

 

Outro estudo aponta que, até 2017, 60% das corporações no mundo todo terão um diretor digital atuando no mesmo nível de outras diretorias (comercial, marketing, financeira).

 

A partir desta informação, faço um questionamento:

 

De que forma a sua empresa está se preparando para enfrentar esses desafios? Está investindo num profissional dentro da sua própria equipe, ou irá busca-lo no mercado?

Isso nos leva a outro questionamento: quanto da estrutura da sua empresa está preparada para este novo modelo de negócios, em que o inicio de qualquer operação estratégica será dará a partir do ambiente online?

 

Quando falo em estrutura, refiro-me a todos os departamentos. Se analisarmos, hoje, qual o principal problema de uma empresa que investe na no ambiente digital, trata-se do desconhecimento da estratégia por grande parte dos profissionais que atuam nesta empresa.

 

Se hoje as decisões estratégicas de investir no digital ficam restritas a uma área específica na empresa, e normalmente não envolvem todo o board, no futuro este investimento deverá ser do conhecimento de todas as áreas. E isso só poderá ser bem feito a partir de uma liderança com conhecimento digital. Em outras palavras, as empresas irão necessitar de um diretor digital tanto quanto hoje precisam de um diretor financeiro ou comercial.

 

Considero muito importante que os empresários incluam essas questões no seu dia a dia, para que quando tivermos um mercado digital dominante em todos os ambientes de negócios, sua empresa não seja classificada como incompetente digital.

 

 

Caso você necessite mais informações, retorne este e-mail ou entre em contato pelo fone (51) 3233.1771.

Atenciosamente,

Paulo Kendzerski

Celular/Whatsapp: (51) 8177-4937

Presidente / Chief Digital Officer

www.wbibrasil.com.br

PORTO ALEGRE

Av. Ipiranga, 4.619 B

Posts Relacionados

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: