Qual o melhor modelo de gestão de presença digital? | Por Paulo Kendzerski

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O modelo de gestão das empresas no ambiente web é uma das questões que mais impacta no sucesso dos projetos na internet. Este é o foco do presente artigo.

Ao longo dos anos, identificamos algumas características fundamentais para que um empresário ou gestor de uma empresa possa definir o melhor modelo para sua operação online.

Na verdade, importa mais saber em qual estágio na web a empresa se encontra, para que essa definição traga os melhores resultados. Falo em estágio porque existe um ciclo de mudanças nesse modelo as quais são importantes compreender, pois impactam diretamente na busca pelo sucesso.

Em um primeiro momento, por conta da pouca experiência da equipe interna, a empresa terceiriza a maior parte das ações na web. Desde o planejamento inicial, passando pela administração das campanhas, até a gestão das redes sociais. Nessa fase, os empresários optam por contratar uma agência com know-how no seu segmento. Assim, elas antecipam o crescimento inicial, promovendo uma verdadeira revolução na sua comunicação, integrando ações offline e online.

Em um segundo momento, normalmente entre o primeiro e o segundo ano de operação, os empresários decidem assumir todas as ações e montam equipes internas para fazer a gestão do projeto. A partir desse momento, percebemos que a empresa perde seu foco principal e passa a criar diversas “empresas” para atender essa demanda.

Entendo ser um grande erro, pois à medida que o projeto vai crescendo, a demanda por profissionais também cresce, inchando a estrutura e tornando a operação cara demais. Isso ocorre devido à necessidade de contratar mais pessoas, capacitá-las e administrar equipes com perfil e foco diferente da atividade principal da empresa.

Em um terceiro momento, os empresários percebem a situação e voltam a terceirizar a administração dos projetos web, concentrando seus esforços na atividade principal. Nesta fase, a empresa conta com apoio da agência contratada, que a ajuda a identificar as oportunidades que a internet oferece a todo o momento.

Pense nisso. Em qual estágio na web sua empresa está e qual o melhor modelo de gestão do projeto?

Posts Relacionados

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: