UMA TARDE DE ESTREIAS E A VOLTA DO BOM FUTEBOL | Por Marcos Vargas

UMA TARDE DE ESTREIAS E A VOLTA DO BOM FUTEBOL | Por Marcos Vargas

Recebi convite do grande e querido amigo Carlos Josias para escrever algumas colunas na sua ausência, enquanto ele desfruta de merecido descanso. E me toca estrear escrevendo sobre a tarde de estreias neste domingo: A do novo 3º uniforme, lindíssimo por sinal, Cristian na volância e o retorno do bom futebol.

A terceira camisa vendeu mais de 1.000 unidades já na estréia, sucesso absoluto. E está linda. A Umbro vem acertando a mão nas nossas camisas. Trabalham com projetos customizados e individuais, valorizando a tradição e história do clube. Bem diferente de camisetas globais que são lançadas para todos os times por outras marcas somente mudando a cor e o distintivo. Gol da Umbro, vibração da torcida.

Trabalhando pelo DTG – Departamento do Torcedor Gremista – muitas vezes perdemos detalhes e nuances do jogo no campo por estarmos envolvidos com o evento. Costumo gravar e assistir os VTs após os jogos, o que é bom, pois consigo prestar atençao em detalhes ou reforçar/desmanchar impressões que tive na Arena, sem a ansiedade do decorrer do jogo. E gostei do que vi.

Gostei muito do Cristian, que acho bom jogador e nos será muito útil, principalmente com a lesão do Michel. Correto na ocupação de espaços e na saída de bola, fez o que se esperava de um cascudo numa estréia. Saiu sentindo caimbras e dores musculares, normais para quem estava algum tempo parado. Deu pra ver que pode dar liga com o motorzinho Arthur no meio campo na ausência de Maicon e Michel. Patrick iniciava partida com o time principal (ou as peças restantes e disponíveis) pela primeira vez na Arena. O guri tem desenvoltura, faz um jogo de ocupação de espaços vazios semelhante a movimentação do Luan em campo. O seu gol anda amadurecendo, já beijou a trave contra o Bahia e hoje obrigou uma defesa dificílima do Cavalieri numa cabeçada sua, deixou um gol mas em jogada proveniente de impedimento. Precisa evoluir, ganhar experiência e absorver o tranco entre profissionais, mas se oferece pro jogo, não se omite. Bola ele já demonstrou que tem e está cavando sua manuteção na lista da LA na minha opinião. Outro que vem entrando bem e começa a mostrar tudo que se via na base é Jean Pyerre. Jogador de passadas largas, que o deixam parecer lento, mas com uma capacidade de passe vertical, ‘a pifada’, muito interessante. E pra coroar a vitória, um gol do Beto da Silva após 7 meses se recuperando de varias lesões, o 100º gol do Gremio em 2017. Gol de um ataque de movimentação.

O Grêmio voltou a jogar bem, com uma forte sustentação defensiva, troca de passes e busca do gol: contei 7 oportunidades claras (sendo uma o próprio gol) contra somente 2 do Flu. O Grêmio poderia ter liquidado o jogo no primeiro tempo. Ainda que não seja o retorno total daquele futebol que encantou a todos, voltamos a mostrar bom futebol com as peças que temos a disposição. Precisamos entender que aquela mecânica de jogo encantadora tinha sustenção numa espinha dorsal que começava com Geromel/Kannemann, passava por Arthur/Michel (e Maicon, quando ainda em condições), Luan, PR32 e Barrios se desmanchou. Pela saída do PR32 e por uma sequência de lesões impressionante que privou o time de 5 das 7 peças desta espinha dorsal em determinados momentos. A volta deste encaixe acontecerá, precisamos um pouco mais de paciência, principalmente com a gurizada, que vem entrando bem e mostra que nossa base é forte. A vitória serve para distensionar o ambiente, para nos dar confiança após sequência de derrotas no BR, para nos mantermos no pelotão de frente e para ganharmos tempo importantíssimo para recuperação de todos possíveis que estão no DM para os jogos contra o Barcelona pela Libertadores.

A torcida novamente deu show nas arquibancadas incentivando o tempo todo numa tarde de estreias que deixaram impressões positivas e uma vitória.

Related Posts

1 Comment

  1. Cristina Domingues
    4 de outubro de 2017 at 22:32 Reply

    Parabéns! Muito bom o texto.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: