O jogo está virando, vem ai o aquecimento do mercado de trabalho – Como esta seu networking? | Por Monica Rizzatti

O jogo está virando, vem ai o aquecimento do mercado de trabalho – Como esta seu networking? | Por Monica Rizzatti

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Fico feliz em começar um artigo falando de boas perspectivas!

Passados os anos de 2015 e 1016 onde o susto foi grande para muitas empresas e consequentemente profissionais, estou percebendo uma grande virada desde o primeiro semestre do ano. O mercado de trabalho vem aquecendo desde março de 2017. Empresas voltando a contratar, muitos bons profissionais que estavam em busca de recolocação, estão agora retomando otimistas para empresas, com mais garra e determinação. Por um lado foi um susto para aqueles que buscavam empregabilidade, pois agora precisam fazer o seu melhor para segurar a vaga, já que estiveram tanto tempo fora desse mercado. Por outro lado, as empresas estão podendo reter seus talentos, já que recrutar e treinar, gera maior custo.

Claro que as contratações estão acontecendo em ritmo moderado e seletivo e quem busca uma recolocação profissional precisará ter paciência e flexibilidade. As empresas continuarão buscando a redução de custos e focarão na qualidade do quadro de funcionários para garantir competitividade quando o cenário melhor chegar.

 

Muitos profissionais, sem ter um capital para investir, antes contavam com seu networking e a cada ano que passava o mercado de trabalho se tornava mais competitivo. No entanto, hoje, o que se vê são muitas pessoas agindo de maneira equivocada ao estabelecer contatos. É importante entender que o networking é uma via de mão única, devendo ser visto como uma maneira de estreitar relações, de acesso a oportunidades e outros quesitos.

Nesse contexto, o networking hoje vai muito além do que manter uma rede de contatos ativa, é estar em contato diariamente, saber dos eventos que acontecem, receber e indicar, compartilhar, obtendo contatos de qualidade não de quantidade. A empregabilidade e o networking constrói estruturas que servirão de modelo para profissionais que buscam desenvolvimento em sua carreira e para empresas que desejam conhecer e estabelecer uma rede de relacionamentos de maneira produtiva e positiva.

 

Diante disso, percebo dois cenários para nosso momento. Se o mercado está aquecendo e você ainda não encontrou a empresa certa, o que está fazendo para gerar mais resultado, ou, se você conseguiu passar pela crise e agora está empregado, pense no que está trazendo de resultado para que a empresa retenha esse teu talento.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Monica Rizzatti, 51 anos, Diretora Executiva da Ser Humano Consultoria com 17 anos no mercado. Com 28 anos de experiência na área de Recursos Humanos, ampla vivência na área de Gestão de Pessoas, atuando como Consultora em empresas a nível nacional com processos de Outsourcing, atendendo demandas como Recrutamento e Seleção, Plano de Cargos e Salários, Descrição de Cargos, LNT, Avaliação de Desempenho e Comunicação Interna. Nos últimos 10 anos direcionei a minha trajetória como Professional Coach, atendendo Executivos e Staff nas empresas. Formada em Administração de Empresas com Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS e Gestão de Pessoas pela ESPM/RS. “Professional Coach” pela Academia Brasileira de Coaching do RJ. Formação em Coaching pela Personal Consulting em POA. Possui Formação em Coaching Ontológico Sistêmico (2018). Formação em Dinâmicas de Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (2023). Possui formação em diferentes Ferramentas Comportamentais, tais como: DISC/VECA/QUANTUN/PDI e PI. Consultora certificada pela TTI Success Insights International para aplicação da Ferramenta DISC. Mais de 2000 horas de Devolutiva de Ferramenta DISC. Atuação de 15 anos em empresas de grande porte, como BRAHMA, BRASIL TELECON E DELL COMPUTADORES. Vencedora do Prêmio Top Ser Humano ABRH-RS junto a empresa Brasil Telecom. Há 6 anos é Colunista do Portal/Jornal Rede Opinião.

Posts Relacionados

Leave a Reply