A BASE VEM FORTE | Por Marcos Vargas

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Coube a nossa base encerrar o Brasileirão 17. E a nossa molecada fez um enfrentamento de gente grande, de igual para igual com os titulares do CAM. Honrou a camiseta e nos representou com competência.

Saímos derrotados, mas não temos motivos para lamentar. Pelo contrário, podemos nos orgulhar do que vimos no Independência. Um Grêmio desassombrado, jogando com a mesma postura e troca de passes que vemos no time principal e que mostrou valores que poderão nos ser úteis logo ali na frente. O ponto culminante foi a torcida do Galo cantando “Ah, eu acredito” num jogo contra a nossa gurizada, depois de estarem por 3 vezes atrás no placar. Que fase a nossa!!!

Jean Pyerre é o mais pronto de todos e jogou um partidaço ontem. Falso lento, de passadas largas, tem um passe vertical que deixa atacantes na cara do gol. Um pifador e armador clássico.

Patrick, Poletto, Dionatã, Machado, Pepê, Batista, Vico, Tetê, Guilherme Guedes, Victor Bobsin (este é de outra turma)… E tem mais, estes são somente alguns, anotem estes nomes. Gosto de assistir jogos da gurizada. A base vem forte e fornecerá de 2 a 4 jogadores por ano para o time principal. O que é preciso entender é que são guris, ainda carentes de desenvolvimento e ambientação junto aos profissionais para poderem mostrar tudo que jogam na base. A transição não é simples, é um processo que leva tempo e raros são os casos de jogadores realmente jovens que conseguem estourar no time principal logo de cara. Paciência e suporte: principal receita para colhermos os frutos da nossa base.

Houve mudança de filosofia que se reflete na forma de jogar: desde 2009 viemos trabalhando esta questão de troca de passes desde a escolinha. Notem que passamos a formar muito mais meias e atacantes e que o time joga dentro de uma concepção moderna de futebol desde as categorias inferiores. O futuro é promissor. E palmas ao trabalho das nossas categorias de base.

Ainda temos o Mudial!!

 

Saudações tricolores

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: