Pré Natal Odontológico | Por Dra. Marcia Santos

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

As experiências passadas definem muito como vamos reagir ao desconhecido ou conhecido. A visita ao dentista para muitas pessoas ainda gera ansiedade, medo.  As pessoas muitas vezes esperam o problema chegar ao extremo para buscar uma solução (que pode necessitar muito investimento financeiro na maioria dos casos). Na Odontologia estamos mudando esse paradigma. E como? Através da prevenção, trazendo a gestante para dentro do consultório, realizando o pré-natal odontológico! Isso mesmo, a gestante deve ser acompanhada por um profissional da Odontologia e pelo médico ginecologista e obstetra. São três consultas, divididas entre os três semestres da gestação.  Nessas consultas é trabalhada a orientação de todos os momentos de desenvolvimento do feto e os momentos em que estão sendo formados a cabeça e dentes do bebê.  São realizadas as intervenções odontológicas necessárias na gestante, sempre em contato com o médico da mesma. É muito importante que a orientação chegue cedo a uma criança. Gestante com doença cárie ou gengivite (inflamação gengival causada pelo acúmulo de placa bacteriana) ou periodontite (que afeta o osso ao redor do dente) pode levar ao parto prematuro do bebê e até ao baixo peso ao nascer.

Nessas três consultas usamos um recurso tecnológico, que é o checkup preventivo digital, um exame através de uma câmera intraoral onde podemos diagnosticar lesões iniciais de cárie, a qual aumenta em 60 vezes a imagem. O exame é realizado em toda a cavidade bucal, incluindo dentes, língua, tecidos moles(gengiva, bochecha).  Qualquer lesão encontrada é tratada, e muitas vezes bem no início, quando não pode servista a olho nu, nem mesmo no exame  radiográfico. Através da sensibilização da gestante e do pai do bebê, vamos modificar toda a percepção do dentista para essa criança que irá nascer. Assim que nascer, esse bebê já vai a uma consulta odontológica, sim!!! O bebê não tem dentes ainda, mas é necessário orientar pais e cuidadores para a limpeza das gengivas, língua. O leite materno, quando nãohigienizado corretamente, desde o início, quando os primeiros dentes nascem, podecausar cáries!! Esse bebê, se acompanhado desde cedo, com orientações de dieta, higiene oral, consultas regulares de prevenção no dentista, pode chegar à vida adulta sem nenhuma lesão de cárie. Sem passar pela experiência de anestesia, perda dentária (extração), necessidade de tratamento endodôntico (canal), implantes. Quem não deseja o melhor para seu filho, sobrinho, neto, primo, amigo? E tudo isso está ao nosso alcance, através da prevenção, levar o conhecimento de como podemos evitar essas intervenções e de forma fácil e indolor!

As experiências dos pais não precisam ser as mesmas dos filhos em relação a saúde bucal. Hoje já tenho pacientes pais que tiveram intervenções devido às doenças bucais e que se preocupam em trazer seus filhos desde bebês para receberem todo o cuidado e orientação. Desta forma, estamos trabalhando para que esta geração tenha um perfil de acompanhamento odontológico baseado na prevenção!

 

 

Quem é Dra. Marcia:

Márcia Fernandes dos Santos

CRO/RS 13.371

Graduação Universidade Luterana do Brasil 05/01/2001

Especialista em Saúde Coletiva Escola de Saúde Pública/RS Jan 2003

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, FAMOSP/ Odontopós 08/2008

Experiência em Unidades do Programa Saúde da Família em Cachoeirinha , 2003 a 2005

Consultora da UNESCO para o Programa Saúde da Familia 2006

 

Consultório odontológico em Porto Alegre e Novo Hamburgo

#Mostardeiro, 780/402  3328 4007  9 9872 4007   Porto Alegre/ RS

# Silveira Martins, 32, Clínica Criare  3593 3755  Novo Hamburgo

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: