Existem hospitais públicos com qualidade no Brasil | Por Dilmar Isidoro

Existem hospitais públicos com qualidade no Brasil | Por Dilmar Isidoro

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Uma das situações mais caóticas no Brasil é o atendimento a saúde da população, algo que é dever do poder público. Nenhum governo, passado ou presente, apresentou projeto capaz de resolver o frágil sistema de saúde pública, um flagelo social dos mais execráveis.

O déficit financeiro crescente da previdência social expõe a incapacidade de o governo prover meios para melhorar a estrutura dos hospitais públicos que agonizam a espera de soluções. Independente da condição social e econômica, todos merecem atendimento de qualidade para tratar da saúde.

Em meio aos problemas que habitam nas entranhas do poder público, existem hospitais que atendem pelo SUS com qualidade aos pacientes. Essas instituições de saúde, não dependem de decisões impostas pelo poder público.

Segundo a Revista Exame, quase três mil hospitais atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, destes apenas dez se notabilizam por ter alto padrão de qualidade e de atendimento à população, fato reconhecido com a certificação de excelência dada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Isso é motivo de comemoração. O certificado ONA tem validade por três anos podendo ser renovado e depende da vontade dos interessados. De acordo com a Revista Exame, os hospitais interessados em se tornar referência na prestação de serviços à saúde, recebem profissionais capacitados para mensurar os serviços prestados.

Esse certificado que serve de estímulo à melhoria no serviço de saúde, existe há duas décadas. A Entidade ONA examina os setores e atividades nos hospitais interessados para verificar o nível de qualidade que existe na prestação de serviços. Os itens avaliados, entre outros, são: infraestrutura, internação, controle de infecções e higienização.

Segundo a Superintendência da ONA, muitos hospitais públicos não procuram a Entidade porque se acham abaixo do padrão exigido e precisarão providenciar diversas melhorias. A certificação demora cerca de dois anos para que os hospitais se adaptem as muitas exigências acerca de gestão em saúde, qualificação profissional entre outros quesitos. Os desdobramentos das avaliações englobam cerca de 1.300 itens.

Os hospitais públicos que têm excelência, segundo os padrões definidos pela ONA são:

Hospital Localização
Hospital Regional do Baixo Amazonas Santarém – PA
Hospital Municipal de M’Boi Mirim São Paulo – SP
Hospital Regional Público da Transamazônica Altamira – PA
Hospital Regional de Cotia Cotia – SP
Hospital Estadual de Sumaré Sumaré – SP
Hospital Estadual de Vila Alpina São Paulo – SP
Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo Mogi das Cruzes/SP
Hospital Estadual de Diadema Diadema – SP
Hospital Geral de Itapecerica da Serra Itapecerica da Serra – SP
Hospital Estadual Transp. Câncer e Cirurgia Infantil Rio de Janeiro – RJ

A iniciativa desses hospitais que prestam serviços de atendimento a saúde pública, bem que poderiam se expandir para muitos outros hospitais públicos no País.

Não podemos esperar que o governo melhore a qualidade na saúde pública, porque não o fará por incompetência. Ter atitude e ser proativo são as melhores respostas à crise, sempre.

Posts Relacionados

Leave a Reply