Psicanálise Escolar | Por Thaiany Garcia

Psicanálise Escolar | Por Thaiany Garcia

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Dentro do ambiente escolar, várias são as questões psicanalíticas, por trás de todo problema de aprendizagem , muitas são as questões emocionais envolvidas.
A psicopedagogia trata do déficit em si , os diversos sintomas levam a diagnósticos de dislexia, déficit de atenção, hiperatividade, TDHA, entre outros.Então a patologia é tratada, com treinamento e medicações.
Na psicanálise educacional , independente do diagnóstico é visto os sistemas de desenvolvimento e os diversos fatores emocionais que produzem o sintoma de dificuldade de aprendizagem, todo amadurecimento emocional e as relações interpessoais do aluno , os entraves durante a formação individual do ser humano e as falhas do desenvolvimento. É um trabalho em conjunto cercando o indivíduo dentro da sua formação integral.
Entre o psicopedagogo e o psicanalista educacional, há uma conexão dos sintomas amenizados e raiz , origem do problema de aprendizagem instalado.
Muitas vezes consegue-se eliminar o problema resolvendo questões familiares, traumas infantis, problemas de socialização , outras é preciso reforço específico e uso de medicação com auxílio Neurológico De qualquer forma o aporte psicanalítico é necessário para controle e manutenção do bem estar do indivíduo integralmente.
Este profissional novo no mercado escolar vem fazendo a diferença no trabalho em conjunto com o Psicopedadgogo e o Orientador Educacional para saúde escolar como um todo.

 

Thaiany Garcia
Orientadora/Psicanalista Educacional

Leave a Reply