Os segredos para negociar e vender mais pelo WhatsApp | Por André Silva

Os segredos para negociar e vender mais pelo WhatsApp | Por André Silva

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Buscando estratégias, técnicas e ferramentas para aumentar as suas vendas pelo WhatsApp?

Acredita que com dicas inovadoras você pode chegar ao fechamento de negócios mais rápido?

Nas minhas palestras e treinamentos de vendas os vendedores perguntam: por que não consigo fechar mais vendas? Eu mando a proposta e os clientes não respondem. Visualizam e eu não tenho retorno. Como faço para os clientes se interessarem nos meus produtos/serviços para fecharem comigo e não com a concorrência?

Eu imagino o quanto seja difícil para você perder vendas em algumas ocasiões, não ser atendido conforme a sua expectativa pelos clientes e ficar, às vezes, muito próximo de atingir as metas. Sabe qual a boa notícia? É que você não está sozinho!

Milhares de vendedores tem dificuldades de construir relevância em seus argumentos e performar melhor no WhatsApp. Sabe por que? Desconhecem as técnicas que podem acionar na cabeça do cliente o desejo de compra. Falo isso para você não se acomodar e buscar novos métodos, pois dessa forma obterá melhores resultados.

Pense comigo: você está lendo esse artigo até agora, certo? Isso porque pretende minimizar as dificuldades que está encontrando em fechar as suas vendas por essa ferramenta, correto? Então eu tenho uma excelente notícia para você: sou estudioso profundo dessa ferramenta e, a partir de agora, vou mostrar como você pode ter mais facilidade para apresentar o seu produto, construir credibilidade com palavras poderosas, estreitar o vínculo com um atendimento diferenciado e aplicar técnicas para superar objeções. É isso o que você está buscando?

Então, eu preparei 9 dicas extraordinárias para você se relacionar, vender e fidelizar os clientes pelo WhatsApp, seguem elas:

1. Seja generoso: quando o cliente pedir um orçamento ou alguma informação, padronize a sua primeira resposta. Diga, em todas as respostas, se possível: “Obrigado pelo interesse no meu trabalho, fico feliz de você poder contar comigo”. Tenha em mente que os clientes e prospects adoram ser tratados de uma forma diferenciada. Pense: será que o seu concorrente está fazendo isso? Comece o seu diálogo de uma forma generosa, agradecendo, se aproximando e criando conexão. Esse é primeiro passo para as pessoas percebem valor em você rapidamente. Assim como presencialmente, o cliente no WhatsApp compra “você”. Sendo assim, seja uma pessoa especial e de bom senso.

2. Agilidade: sabemos que os clientes e prospects tem pressa, precisam de orçamentos, respostas e dicas para melhorarem os seus negócios. Cada mercado tem a sua urgência e necessidade. Procure, na medida do possível, se programar para responder rápido, pois isso ajuda o cliente a tomar uma decisão na hora de comprar. Vamos pensar com a cabeça do cliente: “Se o meu vendedor respondeu rápido, providenciou o orçamento, me passou todas as informações, esteve comigo na hora da negociação, entendeu minhas necessidades, é com ele que vou fechar, pois não quero correr o risco de ser atendido por outro fornecedor que não me oferece essa atenção diferenciada”.

3. Use palavras poderosas na negociação: algumas palavras despertam na cabeça do cliente a vontade de comprar. Isso serve para o WhastApp, presencialmente, telefone, e-mail e internet. Em relação ao WhatsApp, inclua na sua conversa palavras poderosas que geram impacto positivo e despertam na mente do cliente o desejo de negociar com você. Essas palavras são fortes e podem acelerar o processo de fechamento dos seus negócios. Seguem elas: Alegria, poder, imaginar, resultado, sucesso, lucro, redução de custos, irresistível, incrível, inspirador, segredos e descubra. Organize a sua proposta ou conversa pelo WhatsApp e inclua algumas dessas palavras, pois dessa forma a sua negociação vai se tornar mais persuasiva e colocará você mais próximo do fechamento.

4. Mande textos curtos e provocativos – Recebo inúmeras campanhas de empresas e vendedores divulgando os seus produtos/serviços diariamente. A maioria dos textos são extensos, sem espaço e apenas com uma finalidade: vender, vender, vender. Não é errado, mas se você está buscando uma resposta dos seus clientes, não termine o seu texto com uma afirmação. Pense comigo: qual a chance do seu cliente responder? Quase nenhuma, concorda? Então quando você escrever no WhatsApp, tente ser objetivo, claro e termine sempre com um ponto de interrogação, pois dessa forma o cliente se sente na obrigação de responder.

5. Envie áudios persuasivos – Se o cliente não responder à mensagem por escrito, segure a ansiedade, deixe passar um pouco, pois ele pode estar atarefado naquele momento. Faça um novo contato mais próximo do meio-dia ou no início da tarde. Mande um áudio curto com um tom de voz firme e termine novamente com uma pergunta. Acontece muito dos clientes e prospects esquecerem daquela mensagem escrita, pois recebem diariamente uma enxurrada de mensagens e em alguns momentos esquecem de responder. O elemento mais poderoso do áudio é a voz. Dica: não mande áudio se estiver irritado, pois o cliente percebe e isso pode prejudicar o andamento dos seus negócios. A voz tem que ser entusiasta, agradável e confiante.

6. Crie as suas listas de transmissão – Você pode criar uma lista de transmissão no WhatsApp e enviar suas mensagens para até 256 pessoas. O mais relevante dessa ferramenta é que as pessoas recebem a mensagem de forma individual, tornando a sua ação personalizada, além de atingir todas as pessoas ao mesmo tempo. Faça mais de uma lista de transmissão se você tiver produtos diversos, por exemplo: se você é corretor e trabalha com imóveis, encaminhe sugestões de apartamentos ensolarados e com excelente localização. Caso a sua empresa seja de seguro de carros, fale sobre a importância do cinto de segurança, velocidade para ter o carro sob-controle e etc… O importante é segmentar as suas listas para entregar mensagens personalizadas e aos poucos se tornar autoridade na percepção dos clientes.

7. Mande fotos dos seus produtos: tire fotos dos seus principais produtos com uma excelente iluminação e com um fundo clean para impactar na percepção do cliente. Juntamente com a foto, escreva uma mensagem com apelo do benefício que o cliente ganha se adquirir o seu produto naquele momento. As imagens criam conexões e se tornam familiares para as pessoas, deixando a sua estratégia mais impactante na mente dos futuros consumidores. Dica: não bombardeie as pessoas o tempo todo, mande uma foto uma vez por semana, pense na estratégia e sempre que for enviar algo mostre o que o cliente vai ganhar adquirindo o que você está ofertando.

8. Como escrever para o cliente ler e responder: A primeira frase que você coloca na sua mensagem de WhatsApp tem que ser forte e persuasiva, pois dessa forma tende a despertar atenção do cliente. Principalmente quando você enviar um texto maior. Mas tenha cuidado: para fazer uma chamada que seja forte e relevante. Se você trabalha com imóveis, uma chamada persuasiva pode ser: 3 dicas para adquirir o imóvel dos seus sonhos! Você percebe que é uma chamada curta, objetiva e que desperta o interesse? Outra questão: deixe um espaço entre um parágrafo e outro, isso deixa o texto mais leve e agradável. Para fechar o seu texto diga o que o cliente tem que fazer. Por exemplo: “deixe o seu e-mail e receba dicas exclusivas para comprar o imóvel do seu sonho”, “responda essa mensagem e ganhe um brinde”. Essa chamada para ação tem que despertar o interesse no cliente e instigar a resposta. Pense no seu negócio, adapte e use a estratégia para alavancar os seus negócios.

9. Periodicidade e constância de conteúdo: separe dois dias por semana para enviar dicas, artigos, vídeos rápidos, mensagens de inspiração e conteúdos que atendam às necessidades dos seus clientes. Por exemplo: nas terças-feiras, envie dicas de como seu produto/serviço pode ajudá-los em seus resultados; na quinta-feira, encaminhe um depoimento rápido de um cliente que comprou e está satisfeito com seu atendimento. O ideal é que você faça um planejamento mensal numa planilha com todos os conteúdos que você vai mandar para não ficar “batendo cabeça” na hora criar materiais relevantes para seus clientes. Quando você faz isso com frequência, além de educar os seus clientes, você se torna uma autoridade e acaba sendo escolhido no momento da compra.

 Você deve estar pensando agora: como eu coloco todas as dicas em prática? Vamos por partes: primeiro, releia esse artigo com um caderno ou bloco de anotações, pense em como você pode trazer essas informações para o seu negócio, adapte e escreva tudo que estiver surgindo na cabeça. Dessa forma, os detalhes mais importantes não serão perdidos. Agora, liste as três dicas que você achou mais relevante e planeje para começar a colocar em prática imediatamente. Com essas estratégias, você foca e prioriza para começar a praticar. O fato de sair da zona de conforto e levar para prática as suas ações vão manter a sua chama acessa para atingir as suas metas e resultados.

Um abraço e excelentes negócios!

André Silva – Escreve para a revista VendaMais a mais de 8 anos. É autor do livro “Vendedores de alta performance”, obra que já vendeu mais de 8.000 exemplares. Ministra atualmente mais de 60 palestras em todo o mercado Brasileiro. Atualmente está entre os dez principais especialistas de vendas do Brasil e já treinou em toda a sua trajetória como palestrante mais 126.000 profissionais de vendas.

Site: www.palestranteandresilva.com.br

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Com mais de 15 anos de experiência na área comercial e diversas premiações nacionais, hoje trabalho com o propósito de auxiliar vendedores e gestores a melhorarem a sua performance em vendas. Atualmente ministro em média, 70 palestras por ano em todo território nacional. Já capacitei mais de 126 mil profissionais de vendas e trabalhei no aprimoramento da performance comercial de mais de 800 empresas.Hoje, após passar por toda área comercial, conquistar prêmios nacionais e enfrentar as mais diversas dificuldades e objeções do mercado, sou especialista em vendas e busco passar aos vendedores dicas, estratégias, técnicas e práticas de como aumentar as vendas sem mimimi e sem teoria. Eu sei como é estar do outro lado!As dificuldades de vendas sempre existiram e na prática, eu sei como superar essas barreiras!

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