Projeto Arqueologia do Caminho apresenta fotos e materiais coletados em várias cidades do mundo

Projeto Arqueologia do Caminho apresenta fotos e materiais coletados em várias cidades do mundo

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Exposição do artista Leandro Machado será inaugurada no Museu de Arte Contemporânea (MAC-RS) dia 17 de agosto em Porto Alegre

O projeto Leandro Machado – Arqueologia do Caminho, que realizou circulação nacional e internacional no Rio de Janeiro – Brasil, La Rochelle – França e Montevidéu- Uruguai, encerrará em Porto Alegre no próximo mês. No dia 17 de agosto, sábado, a partir das 17h, tem inauguração de exposição do artista no Museu de Arte Contemporânea (MAC-RS), com apoio institucional do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), na Casa de Cultura Mario Quintana.

Além da abertura da mostra de fotografias e materiais coletados nas cidades visitadas, na ocasião ocorrerá distribuição do livro homônimo ao projeto, com sessão de autógrafos, além da apresentação de um vídeo elaborado por Leandro Machado sobre as vivências e conhecimentos adquiridos durante o projeto, realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura #juntospelacultura_2.

A ideia do projeto “Arqueologia do Caminho” surgiu das andanças do artista em lugares periféricos da capital gaúcha. “Parece que as pessoas da cidade são somente aquelas que circulam pelo Centro, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Porto Alegre é tão mais ampla, vasta, poderosa! São lugares periféricos, mas – ao mesmo tempo – outros centros. Fui a lugares que desconhecia e só sabia o nome. Descobri uma outra Porto Alegre, às vezes até mais bonita do que a gente conhece”, afirma Leandro.

A curadora da exposição na cidade de La Rochelle/França, Martina Weissgerber, afirma: “Suas fotografias são um roaming memorial da identidade do homem em qualquer paisagem, tomada durante uma peregrinação diária. O trabalho de Leandro torna-se ainda mais significativo na atual situação política no Brasil: a Arqueologia do Caminho é um estudo artístico dos restos de uma civilização em perigo de desaparecer”.

Antônio Augusto Bueno, curador das mostras em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Montevidéu, define: “Além de buscar visibilidade a essas populações/comunidades/lugares, outra potência se configura no fato de agregar pessoas/conhecimentos/experiências, em busca de um pensamento plural. Igualmente percebo a continuidade de um corpo que se move, de um discurso que se adensa, com coerência, poesia, resistência se seguir apostando em suas crenças de negro artista”.

A exposição “Arqueologia do Caminho” fica em cartaz no MAC-RS até o dia 22 de setembro, com entrada gratuita. As imagens expostas revelam uma Porto Alegre diferente, autêntica e descontruída pelo olhar do artista visual, que junto com o fotógrafo Paulo Corrêa, percorreram diversos bairros registrando construções, paisagens, situações do cotidiano e pessoas que moram nessas regiões. Alguns registros e materiais coletados nas cidades que realizou a Circulação Nacional/Internacional também foram incluídos na instalação para completar a experiência dos espectadores.

A produção executiva do projeto é de Sabina Stephanou, da Stephanou Cultural, contando com o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Conheça o artista visual Leandro Machado:

Gaúcho de Porto Alegre, Bacharel em Artes Visuais – habilitação Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou as seguintes exposições individuais: Desenhos Esquemáticos, Presentes de Olhar, Otá ou Quando a pedra não sabe que é estátua. Foi ganhador do 1º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPoa).

PARA SEU ROTEIRO:

Lançamento da Exposição e Livro “Arqueologia do Caminho”, por Leandro Machado

Evento gratuito com distribuição de livros e apresentação de vídeo

Abertura: 17 de agosto (sábado), a partir das 17h

Visitação: de 18 de agosto a 22 de setembro de 2019

Local: MAC-RS – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – 3° andar) – Centro Histórico – Porto Alegre/RS/Brasil

– Material completo sobre o projeto, com fotos em altíssima resolução, no link do Drive: https://drive.google.com/open?id=10vDCA9dZXRJaoeP6h108Ygy9Ibdaut6Y

Crédito da imagem em destaque: Leandro Machado

Posts Relacionados

Leave a Reply