Plataforma Impacta o Mundo lança livro infantil sobre cidadania e sustentabilidade

Plataforma Impacta o Mundo lança livro infantil sobre cidadania e sustentabilidade

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Curadoria e produção de conteúdos educativos voltados para sustentabilidade

Por acreditar que pequenas atitudes transformam o mundo, em outubro de 2017, a gaúcha Aline Néglia (foto) criou a marca Impacta o Mundo – curadoria e produção de conteúdos educativos voltados para sustentabilidade. O propósito do projeto é provocar o senso de autorresponsabilidade e inspirar a revisão de hábitos corriqueiros, para um estilo de vida mais sustentável em prol do planeta e das próximas gerações.

O início foi pelo perfil do Instagram @impactaomundo, que já conta com mais de 22 mil seguidores. O próximo passo é o lançamento do livro infantil “100 Formas de Impactar o Mundo”, que acontece no dia 31 de agosto, em evento exclusivo para convidados na Cia Lúdica, no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. A versão impressa e e-book da publicação estão à venda nas redes sociais e site da Impacta o Mundo (www.impactaomundo.com.br). 

Com idealização e texto de Aline e ilustração de Paulinho Tcherniak, o livro surgiu a partir de um sentimento da autora, que é mãe, relacionado à falta de conteúdos voltados para a cidadania e sustentabilidade que fossem direcionados às crianças brasileiras. A ideia é mostrar aos pequenos, que eles podem ser super-heróis de verdade, cuidando com carinho do planeta e das pessoas que nele vivem. Quem conduz a jornada é aTurminha de Impacto, personagens que representam os diferentes pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental econômico, social e cultural), inspirando com suas ações os pequenos leitores. 

Com a intenção de democratizar o acesso à educação para sustentabilidade, a cada livro vendido impresso ou online, uma publicação na versão pocket será doada à uma criança estudante da rede pública municipal de Porto Alegre. A expectativa da primeira edição é beneficiar 1.000 alunos. “Tenho a consciência de que somos protagonistas perante os principais desafios da humanidade, quanto ao bem-estar da nossa e das futuras gerações. Por isto defendo a bandeira de um capitalismo consciente – que engloba o desenvolvimento econômico dentro de uma sociedade mais justa e um meio ambiente respeitado”, explica Aline, que é especialista em marketing e responsabilidade socioambiental. 

Sobre Impacta o Mundo 

Além de produzir conteúdo em sustentabilidade, a plataforma Impacta o Mundo promove o engajamento e cadastramento de voluntários no Brasil para o “World CleanUp Day” – movimento internacional, nascido na Estônia, que luta por cidades mais limpas. Em 2018 foram cadastradas aproximadamente 30 cidades através do projeto com seguidores realizando ações em suas respectivas regiões (como Fernando de Noronha/PE, Manaus/AM ou Ouro Preto/MG). 

No ano passado, com a parceria da ONG Todavida e do Greenpeace, o projeto liderou o movimento em Porto Alegre: foram coletados 1,2 toneladas de resíduos retirados do meio ambiente, com o apoio de 358 voluntários, em 16 pontos da cidade.  Outra ação importante para capital gaúcha foi o acordo firmado entre a Cooperativa Paulo Freire – focada em reciclagem de lixo eletrônico – e o Leopoldina Juvenil. Com mais de 10 mil sócios, o clube passou a ser um ponto fixo de coleta e até agosto de 2019, arrecadou cerca de 1,5 toneladas de resíduos que foram reaproveitados pela Cooperativa – gerando renda e impacto positivo no meio ambiente – através do reaproveitamento de recursos naturais e não contaminação do solo por diferentes metais pesados presentes neste tipo de resíduo.

Entre os planos futuros da Impacta Mundo estão a disponibilização de conteúdos multimídia, em colaboração com especialistas, a continuidade da Turminha de Impacto, e a expansão da curadoria para além do conteúdo: a representação de produtos e serviços alinhados ao mesmo propósito, dentro da plataforma, também estão no radar.

Sobre Aline Néglia 

A idealizadora do @impactaomundo, é formada em Administração de Empresas, com MBA em Marketing e Pós-Graduanda em Gestão de Responsabilidade Socioambiental. Atuou como executiva de marketing e Inovação sustentável em multinacionais como Ericsson e Telefônica Vivo. Especialista em gestão de produtos e projetos, iniciou sua carreira em uma ONG que leva noções de economia e negócios para jovens – chamada Junior Achievement. Foi responsável por projetos relacionados à Cidades Inteligentes e IOT (Internet of Things) para 10 países na América Latina. Esteve recentemente em passagem pelo Vale do Silício em Missão da empresa Start-Se. 

“100 Formas de Impactar o Mundo” de Aline Néglia

Onde comprar


Versão impressa: pelas redes sociais do @impactaomundo e no site www.impactaomundo.com.br 

Valor R$ 39,90

E-Book: pelas redes sociais do @impactaomundo, no site www.impactaomundo.com.br e nas plataformas Amazon|Kindle; Apple|Books; Livraria Cultura| Kobo; Google Play Books.

Valor: R$ 19,90

Na imagem em destaque Aline Néglia, crédito de Nelson Néglia / Divulgação

Posts Relacionados

Leave a Reply