Do grafite de rua à obras de Pablo Picasso – 3ª Mostra EliteDesign proporciona aos visitantes uma viagem cultural através de novos e renomados artistas

Do grafite de rua à obras de Pablo Picasso – 3ª Mostra EliteDesign proporciona aos visitantes uma viagem cultural através de novos e renomados artistas

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Agenda com atividades programadas até o dia 24 de novembro de 2019 em Porto Alegre

Pinturas, fotografias, esculturas e peças de arte de renomados artistas, como Pablo Picasso e Di Cavalcanti dividem espaço com o trabalho contemporâneo de artistas urbanos na 3ª Edição da Mostra EliteDesign.  As obras poderão ser apreciadas até o dia 24 de novembro, no Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre – GPA.

Uma agenda cultural, com diversas atrações, está programada para os dois meses de evento. “A cultura e a decoração sempre andaram juntas. Um quadro, uma escultura ou até mesmo um livro trazem uma história para um ambiente, seja em casa ou no trabalho. Por isso, pensamos numa mostra que valorizasse muito a cultura”, afirmam os diretores Flávia Sffair e Paulo Pedroso. Quem percorrer os 43 ambientes, distribuídos em três mil m², perceberá que a arte ganha evidência e está presente no projeto dos 70 profissionais envolvidos. 

E a street art também ganha destaque. O artista urbano Lucas Anão Vernieri, que trabalha há mais de 20 anos com grafite, tem o seu trabalho em quatro ambientes, três externos e um interno. “É muito legal poder participar deste evento. É uma forma de valorizar ainda mais a nossa arte e o artista de rua”, diz Vernieri.

Pintada a óleo por Di Cavalcanti em 1972, a tela ‘As Mulatas’,  que retrata toda a beleza feminina, está no espaço J’adore, criado pelo arquiteto Henrique Steyer, em homenagem ao estilista Rui Spohr. Três gravuras em metal, entre elas Agonia do Minotauro, de Pablo Picasso, também estão neste ambiente. As obras do artista espanhol, chanceladas pelo Museu d’Orsay e pela Christie’s, são alusivas ao período que Rui viveu na Europa. Uma linda chaise original Longue Rio, desenhada por Oscar Niemeyer e que revela sinuosas curvas, completa o espaço. 

E a mostra apresenta uma exposição de fotos da capital dos gaúchos. ‘Um Olhar sobre Porto Alegre’ traz pontos turísticos e curiosidades da cidade, clicados por nomes como Leonid Streliaev, Edu Liotti, Tiago Antoniazzi, Cristiano Bauce, Vanessa Bohn, Ricardo Braescher, Marcelo Donadussi. 

Entre os outros destaques, o ambiente de Carlos Rodrigo Braga, numa homenagem as escritoras Lya Luft,Claudia Tajes, Martha Medeiros,Paula Taitelbaum, Leticia Wierzchowski, Jane Tutikian, Maria Carpi,Monique Revillion, Ana Mottin,Valesca de Assis,Christina Dias eMarô Barbieri. Braga contoucom a ajuda de Cíntia Moscovich para projetar um ambiente, fomentando a cultura através do espaço.

E gravuras do artista austríaco Benno Pferscher estão presentes no Dormitório da Jovem Bailarina. O ambiente assinado pela arquiteta Andressa Barroso traz, ainda, porcelanas de três mulheres brasileiras como Heloisa Galvão, Nara Ota e Carolina Peraca, juntamente com uma bandeja de xisto negro e esmeraldas brasileiras extraídas na Bahia.

Agenda Cultural EliteDesign

Uma intensa programação cultural foi montada para os dois meses de evento. O primeiro encontro será na quinta-feira, dia 03 de outubro, às 16h, no ambiente Fagundes, Raízes do Sul, com uma roda de chimarrão com a presença dos Fagundes. Na ocasião, celebrarão o aniversário de 80 anos de Bagre Fagundes, nascido no dia 03 de outubro de 1939, em Uruguaiana. 

Na sexta, dia 04, o cineasta Zeca Brito será o convidado especial do bate-papo “A relação da Arquitetura com o Cinema”. Será às 19h no Lounge de Eventos. Na ocasião, ele também deve falar sobre seu trabalho com o filme Legalidade, onde atuou como diretor.

Nesta edição, o Patrocínio da Mostra EliteDesign é das Tintas Renner, Lifeinbox Containers e Vetrosul. Fornecedores Oficiais são: Pro Marmo e LexxaBagno. A Seguradora Oficial é Icatu Seguros. Apoio Local: DC Shopping. Já o Merchandising fica por conta da Tramontina, Termolar e Fox Mitsubishi e Santa Luzia. Midia Partner Transit Arquitetura e Antena 1, Band RS, Grupo Pampa. Já a curadoria e coordenação de obra é da Recyklare Arquitetura.

Serviço Mostra Elite Design:

Quando: de 27 de setembro a 24 de novembro de 2019. Local: Clube GPA localizado na R. João Moreira Maciel, 470 – Marcilio Dias, Porto Alegre.  Funcionamento e horários: de quinta à sexta-feira, das 15 às 21h. Sábados, domingos e feriados do meio-dia às 21horas. Ingressos: pelo site www.blueticket.com.br por R$ 40,00. Durante todo o período da mostra ficará aberta uma bilheteria no local à disposição do público visitante. Pessoas com mais de 60 anos e estudantes meia-entrada. Mais informações acesse http://elitedesign.art.br/mostra/. Telefone Whatsapp de contato 51 98422 0050 / 9982 3814.

street art também ganha destaque com o artista urbano Lucas Anão Vernieri, crédito Edu Liotti

Posts Relacionados

Leave a Reply