Porto Alegre recebe exposição fotográfica e palestra “De Peito Aberto”

Porto Alegre recebe exposição fotográfica e palestra “De Peito Aberto”

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Exposição promove conscientização sobre o câncer de mama e a importância da humanização da medicina por meio de imagens fotográficas e textos

De 11 de novembro a 7 dezembro  acontecerá a exposição fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, no Mercado Público, de Porto Alegre.

O local escolhido é uma homenagem do Instituo de Valorização Humana ao aniversário de 150 anos de um dos principais cartões postais da Capital.
 A Exposição sociocultural “De Peito Aberto” retrata mulheres e homens que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral.  Com exposição fotográfica, palestra e ações nas redes sociais, o projeto mostra a doença sob uma perspectiva mais humana e sensível – uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, após vivenciarem casos de câncer em suas próprias famílias. 

Com mais de 70 exposições e 350 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo, “De Peito Aberto” recebeu mais de oito milhões de visitantes, e aproximadamente 25 milhões de pessoas tiveram acesso às informações sobre o tema por meio da mídia. E mais de 15 milhões de internautas foram impactados pelo projeto nas redes sociais.As imagens da exposição mostram as histórias de mais de 50 mulheres e alguns homens de todo o Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha, entre 18 e 90 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas por essas guerreiras e esses guerreiros em cada uma das etapas do câncer. “De Peito Aberto” foi a única mostra convidada e exposta em toda a história na sede das Nações Unidas, em Nova York, durante o período da Assembleia Geral. Foi apresentada  em 2011, durante o Encontro Mundial de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis e a 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas.  Durante o período da Exposição também irá acontecer a Palestra Interativa, no dia 13 de novembro, às 18h, no mezanino do Mercado Público.

O evento promove um diálogo em que os autores, pacientes, profissionais de saúde, familiares e a população em geral podem conversar sobre o tema. A informação ajuda a desconstruir mitos e paradigmas que envolvem a doença.


O Projeto “De Peito Aberto” tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama e oferece informação de qualidade sobre a doença. Desde 2006, “De Peito Aberto” vem sendo apresentado em todo o Brasil e no exterior, e agora estará em Porto Alegre, com fotos inéditas.  Entre os vários temas que são colocados em foco na Exposição estão:• A humanização da medicina e a conduta médico-paciente• A relação entre pacientes, familiares e amigos• Os direitos de pacientes portadores de doenças graves• Como lidar com os fatores que afetam sua autoestima – reconstrução mamária; perda de cabelo; modificações na aparência; ameaça à fertilidade; redução da libido, entre outros.

 Realização, patrocínio e apoios

O Projeto “De Peito Aberto” é realizado pelo IDVH – Instituto de Desenvolvimento e Valorização Humana, que é membro da FEMAMA — Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.Nessa nova jornada pelo sul do país, conta com o patrocínio da Droga Raia e da Novartis, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania.Em Porto Alegre conta também com o apoio do IMAMA, importante organização que trabalha pelos direitos das pacientes com câncer.  

Serviço:

Exposição fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”

Período da Exposição:

11/11 a 07/12 de 2019 Local da Exposição Fotográfica: Mercado Público de Porto Alegre Tel.: (51) 3264.3000 Horários: segunda a sexta, das 8h às 19h30; sábado das 8h às 18h30 domingos e feriados não abre.  Palestra InterativaDia 13 de novembro, quarta-feira, das 18h  às 20h – Palestra Interativa “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”Local:  Mercado Público de Porto Alegre (Galeria Mercado Público Central, s/n centro histórico)  Entrada Franca Classificação: Livre


Contatos: [email protected] Tel.: 55 11 5523-8898C elular: (11) 98302-0927 (Vera Golik) / (11) 98308-1266 (Hugo Lenzi)
“De Peito Aberto” nas redes sociais: Site: www.depeitoabertocancer.org.br Facebook: https://www.facebook.com/campanhadepeitoaberto/ Instagram: @depeitoabertocancer YouTube: http://www.youtube.com/user/DePeitoAbertocancer

Posts Relacionados

Leave a Reply