O que esperar da carreira em 2020?

O que esperar da carreira em 2020?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Eu bem sei que dezembro não é exatamente o mês mais convidativo para pensar em carreira. Os pensamentos se voltam para os presentes, os encontros em família, quem vai para onde, e claro, o amigo secreto. Festa e recesso parecem bem mais sedutores que focar no emprego que deseja mudar ou na necessidade de se atualizar profissionalmente. Mas os ciclos importam sim, e nós, nos entendemos por meio deles, e por isso usar o último mês do ano como forma de balanço e de pré-recomeço é uma estratégia eficaz. Não dói tanto quanto parece, prometo. É importante tomarmos algumas atitudes para lapidar seu momento profissional, organizar a casa e deixar tudo preparado é uma boa estratégia para usar neste início de ciclo que janeiro inspira, de forma frutífera.

Podemos começar fazendo uma análise das suas falhas profissionais que acorreram durante este ano, como uma forma de auto avaliação. O que foi deixado de lado? Um curso de inglês? Uma tentativa de entrevista por não saber se comportar? Depois disso, pense em todos os seus sucessos profissionais e também, faça uma boa avaliação do mercado atual na sua área de atuação, os comportamentos que a impactam. Seja o investigador do seu próprio mercado. Atualize-se! E sabem porque digo isso? Porque infelizmente, vivemos na grande expectativa de todo final de ano: Será que o ano que vem vai ser melhor? Será que terei um novo trabalho? E se eu me recolocar, será que as empresas vão pagar o meu valor? Pare de se questionar e comece a agir. Já faz um tempo que o pensamento das pessoas é sempre o mesmo, então ignore o que as pessoas estão falando, porque o que pode ser ruim para elas, pode ser a solução para você. Lembrem-se que é em momentos de crise que nascem os grandes empreendedores, simplesmente porque eles agiram. Aquele que inova e está à frente da tecnologia com domínio na função, são fundamentais na hora da empresa optar pela sua contratação.

Particularmente, eu acho que se a economia melhorar e se isso for sentido no primeiro semestre de 2020, talvez no segundo semestre a gente comece a perceber uma mudança positiva, mas é bem pouco provável ter movimentações com ofertas salariais muito agressivas. Em contrapartida, mesmo com os tempos difíceis, mais de 50% dos profissionais que nos contrataram este ano na Consultoria, receberam boas ofertas de trabalho e se recolocaram. Grandes empresas e profissionais de alto nível recorrem a profissionais especializados em Coaching de carreira, buscando direcionamento, identificar seus potenciais, alcançar seus objetivos, acelerar suas metas, ter foco em suas ações, adquirir confiança e autoconhecimento, crescendo como pessoa e profissional.

Por isso, é importante entender seu momento e explorar seus potenciais.

Que venha 2020!

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Monica Rizzatti, 51 anos, Diretora Executiva da Ser Humano Consultoria com 17 anos no mercado. Com 28 anos de experiência na área de Recursos Humanos, ampla vivência na área de Gestão de Pessoas, atuando como Consultora em empresas a nível nacional com processos de Outsourcing, atendendo demandas como Recrutamento e Seleção, Plano de Cargos e Salários, Descrição de Cargos, LNT, Avaliação de Desempenho e Comunicação Interna. Nos últimos 10 anos direcionei a minha trajetória como Professional Coach, atendendo Executivos e Staff nas empresas. Formada em Administração de Empresas com Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS e Gestão de Pessoas pela ESPM/RS. “Professional Coach” pela Academia Brasileira de Coaching do RJ. Formação em Coaching pela Personal Consulting em POA. Possui Formação em Coaching Ontológico Sistêmico (2018). Formação em Dinâmicas de Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (2023). Possui formação em diferentes Ferramentas Comportamentais, tais como: DISC/VECA/QUANTUN/PDI e PI. Consultora certificada pela TTI Success Insights International para aplicação da Ferramenta DISC. Mais de 2000 horas de Devolutiva de Ferramenta DISC. Atuação de 15 anos em empresas de grande porte, como BRAHMA, BRASIL TELECON E DELL COMPUTADORES. Vencedora do Prêmio Top Ser Humano ABRH-RS junto a empresa Brasil Telecom. Há 6 anos é Colunista do Portal/Jornal Rede Opinião.

Posts Relacionados

Leave a Reply