Pagamento por aproximação, uma reflexão sobre segurança

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Se você usa cartão de crédito e já viu o símbolo de três riscos parecendo uma meia lua no seu cartão, significa que o mesmo possui pagamento por aproximação; ou seja, basta colocar perto de uma máquina de cartões que ele (mesmo sem ser inserido), efetua pagamentos até sem pedir a senha do proprietário do cartão.

É mesmo?

Sim, até 30 reais ou 50 reais – dependendo do cartão – não precisa de senha.

Alguém já pensou no problema que isto irá gerar?… Então, uma pessoa com uma maquininha de cartão pode passar perto do meu bolso com a carteira e fazer um pagamento de R$ 30 sem precisar que eu digite nada? Isto mesmo!

E sendo assim, já ficamos sabendo o porquê daquela propaganda de algumas carteiras por aí que dizem bloquear o sinal do NFC/RFID, justamente para que não possam debitar no seu cartão, a menos que você tire ele do bolso.

E por que isto se reflete no universo jurídico?

Muito além das quimeras processuais de eventuais danos a pessoas lesadas por este tipo de tecnologia – que aliás cresce no mundo todo – devemos pensar que a automação está ao nosso redor e transforma o nosso dia a dia, exigindo mais segurança (como uma carteira com bloqueador RFID/NFC), obrigando-nos a pensar mais e mais sobre como aumentar nossa segurança nos fluxos internos.

Como assim?

Há quanto tempo você não troca de senha? E usa a mesma senha em todos os seus serviços on line, redes sociais, saites, etc?

Onde você anota as senhas que cria? Num arquivo no computador ou celular?

Só nestes questionamentos temos brechas de segurança tão graves quanto não ter uma carteira com bloqueio para NFC/RFID!

Devemos trocar senhas periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, usando combinações complexas (oito caracteres no mínimo, letras, números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas, ufa!). E preferencialmente ter senhas específicas para bancos, outras para cada rede social, outra para saites, etc.

Quer anotar este emaranhado de senhas? Use um aplicativo criptografado, como o 1Password, um dos mais conhecidos programas de senha do mundo. Isto dará menos chance ao azar.

Lembre de cuidar da sua carteira onde esteja o seu cartão de crédito/débito que tenha o serviço de aproximação (os novos todos já têm…).

Sua privacidade e segurança agradecem!

*Artigo publicado originalmente no site Espaço Vital, coluna ON/OFF

#FraternoAbraço #GustavoRocha

Consultoria GustavoRocha.com  |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos

Robôs  |  Inteligência Artificial  |  Jurimetria  | Marketing Jurídico  |  Fluxos Internos  | Plano de Carreira  | Financeiro

(51) 98163.3333  |  [email protected]  | www.gustavorocha.com

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Advogado Pós-GraduadoGerente jurídico por 4 anosMembro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RSMembro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RSMembro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OABImplanta gestão e softwares jurídicos desde 1997Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/OPresta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico.10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e PortugalMais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.comCanal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticasPalestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônicoContato direto: [email protected]

Leave a Reply