Porque se preocupar com a segurança dos dados no seu escritório de advocacia?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Poderia discorrer um livro sobre este tema e ainda assim o mesmo não estaria satisfeito. Segurança quanto ao capital intelectual em termos de tecnologia traz inúmeras reflexões e principalmente dores de cabeça se não for bem administrada e cuidada.

Para este artigo, vamos trazer à baila 3 pontos que a segurança dos dados de um escritório de advocacia merecem cuidado.

Software jurídico

De nada adianta você ter um software jurídico bom, com inúmeros predicados, recursos, análises, resultados, se você não ensina o seu colaborador a usar uma senha decente (no mínimo 8 caracteres, letras e números, maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais), troca periodicamente esta senha, não mantem a mesma anotada num papel na frente do computador, ou seja, se você realmente se preocupa com segurança, principalmente num mundo onde tudo está na nuvem e é web, você precisa ensinar o usuário a ter cuidado, um vazamento de dados em um escritório de advocacia representaria um prejuízo incalculável.

O problema na maioria das vezes não é a ferramenta, mas o como o usuário usa a ferramenta.

Arquivos na nuvem

Além do software jurídico, os arquivos estão em nuvens de todo tipo, muitas delas gratuitas ou de uso pessoal que são colocadas nos escritórios como soluções para o cliente – que não entende desta realidade – e acha ótimo poder acessar suas peças, jurisprudências e tudo mais no computador, celular, tablet, mas sequer sabe que estes arquivos não estão criptografados, que o acesso exclusivo por senha – muitas vezes senhas simples – possibilita maior facilidade de ataque craker, enfim, que ele pode ter sido confiado pelo cliente dos seus documentos e deve zelar pela guarda e bom uso dos mesmos, entretanto, sem conhecimento do uso da nuvem de forma adequada, poderá incorrer numa quebra desta confiança e pior, multas pesadas em termos de Lei Geral de Proteção de Dados.

Lei Geral de Proteção de Dados

Um dos princípios intrínsecos e explícitos da lei é a segurança dos dados dos usuários pelas empresas, incluindo qualquer tipo, portanto, escritórios de advocacia.

Tal mister nos provoca a uma questão básica: Se não cuidarmos do nosso software, da nossa nuvem, dos dados do cliente, como protegeremos nosso escritório da LGPD?

Segurança, transparência, responsabilidade, prevenção entre outros são os princípios que regem a Lei Geral de Proteção de Dados. Atentar para gestão dos dados antes de um vazamento, da segurança dos mesmos perante terceiros e perante o uso do pessoal interno do escritório, cientificar clientes como, onde, quando, e tudo relativo aos dados deles (que inclusive pode ser objeto de demanda contra o escritório de advocacia uma ação para que informe estes detalhes dos dados do titular), ter um Controller dentro do escritório para os dados, enfim, conhecer a LGPD e seus meandros para agir de forma proativa buscando segurança entre tantos outros princípios.

E você, como está diante desta realidade?

Não deixe pra depois. O preço sempre é mais alto quando o problema é maior.

Uma dica final:

Experimente gratuitamente o NetEye, com ele você terá auditoria dos seus arquivos e poderá monitorar todos os computadores do seu escritório. Acessos e bloqueios de USB, gerenciamento de impressões, alertas de acessos indevidos, gerenciamento de licenças de softwares, além de avaliar a produtividade e possibilitar acesso remoto, são apenas algumas das funcionalidades do NetEye.

# Texto publicado originalmente no portal da NetEye.

#FraternoAbraço #GustavoRocha

Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria | Marketing Jurídico | Fluxos Internos | Plano de Carreira | Financeiro
(51) 98163.3333 | [email protected] | www.gustavorocha.com

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Advogado Pós-GraduadoGerente jurídico por 4 anosMembro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RSMembro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RSMembro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OABImplanta gestão e softwares jurídicos desde 1997Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/OPresta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico.10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e PortugalMais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.comCanal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticasPalestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônicoContato direto: [email protected]

Leave a Reply