Clube de Leitura do Instituto Ling debate obra de Philip Roth em encontro virtual e gratuito

Clube de Leitura do Instituto Ling debate obra de Philip Roth em encontro virtual e gratuito

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A aula acontece na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 18h30, ministrada ao vivo pelo professor, poeta, tradutor e escritor Pedro Gonzaga

O segundo encontro virtual do Clube de Leitura do Instituto Ling debaterá o romance Nêmesis, do escritor norte-americano Philip Roth, na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 18h30. Publicado em 2010, o livro apresenta diversas semelhanças com o atual momento mundial, já que narra os efeitos de um surto epidêmico em uma comunidade. A aula será ministrada ao vivo pelo professor, poeta, tradutor e escritor Pedro Gonzaga, que apresentará diferentes interpretações para a narrativa, além de mostrar curiosidades sobre o autor durante um bate-papo interativo com o público. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br. Os inscritos receberão um e-mail com conteúdos preparatórios para a atividade, além de dicas de como adquirir o e-book e o link de transmissão para acompanhar o evento. A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória.

Nêmesis integra uma tetralogia de Philip Roth, composta por outros três volumes que trazem a morte como tema central. A narrativa se passa no verão de 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, e mostra a cidade de Newark, nos Estados Unidos, durante um surto de poliomielite. O livro tem como personagem principal o professor Bucky Cantor, que vive uma luta moral e interna entre fugir e escapar da doença contagiosa ou ficar e proteger seus alunos.

Philip Roth (1933-2018) foi o único escritor americano a ter sua obra completa publicada em vida pela Library of America. Com mais de 30 livros escritos, foi vencedor dos principais prêmios literários do planeta, como Pulitzer, National Book Awards e National Book Critics Circle Awards, além de ter sido laureado com o Man Booker International Prize e de ter recebido da Casa Branca a National Medal of Arts e a National Humanities Medal.

Pedro Gonzaga é tradutor, poeta e escritor. Doutor em Literatura pela UFRGS, com diversas publicações, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público jovem e adulto. Atualmente é cronista do jornal Zero Hora e do Estado de São Paulo. Nasceu em 1975 em Porto Alegre, cidade onde vive.

A programação do Clube de Leitura é composta por encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A próxima edição será no dia 27 de julho com o professor, escritor, colunista e ensaísta Cláudio Moreno falando sobre um dos grandes clássicos da Antiguidade: Odisseia, de Homero. A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e América Tampas.

SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ON-LINE
Clube de Leitura
Pedro Gonzaga apresenta o livro Nêmesis, de Philip Roth
Dia 29 de junho, segunda-feira, às 18h30
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br

Posts Relacionados

Leave a Reply