Terroir privilegiado e safra atingiram a sua melhor performance na Don Giovanni em 2020

Terroir privilegiado e safra atingiram a sua melhor performance na Don Giovanni em 2020

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Vinícola brasileira divulga o balanço do primeiro semestre de trabalho

 

A vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira, na Serra gaúcha, apresenta, o balanço do primeiro semestre de trabalho, tendo como destaque a qualidade das uvas. O terroir privilegiado e safra atingiram a melhor performance da história no setor, em 2020. “Profissionais, em nível nacional, que acompanham o segmento nos últimos 40, 50 anos, comentam que nunca viram nada igual”, adianta Daniel Panizzi, diretor da vinícola.

 

O enólogo Maciel Ampese, explica que, na Don Giovanni, as variedades de uvas, em 2020, atingiram um grau de maturação excepcional. “Neste ano, além de termos um alto teor de açúcar, conseguimos uma ótima maturação fenólica, ou seja, vinhos ricos em aromas, coloridos e com taninos abundantes e macios”. Trata-se de uma safra fora da curva”, avalia Ampese.

 

Em relação a safra de 2019, houve uma pequena redução, no que diz respeito as quantidades. Isso aconteceu em função do alto teor de chuvas na floração. “Porém, essa redução na produção, influenciou positivamente na questão qualitativa, pois facilitou a maturação e concentrou os bons elementos na uva”, aponta Ampese.

 

A Don Giovanni vinificou, em 2020, 120 mil quilos de uvas próprias, o que representou 80 mil litros de vinhos. Nos últimos meses a empresa, igualmente, ampliou a presença da tecnologia e renovação de algumas áreas, buscando com isso, obter a expressão máxima de cada variedade. “Durante todas as etapas do processo, há um acompanhamento rigoroso, através de análises químicas e sensoriais, desde o vinhedo, até o produto finalizado”, enfatiza Panizzi. O empresário também destaca todas as dificuldades e desafios, que a pandemia trouxe, com vários impactos negativos. Entre eles, no enoturismo, da Serra Gaúcha.

 

Denominação de Origem e Manejo Biodinâmico

 

Outra novidade de destaque no trabalho da Don Giovanni está agregado ao município de Pinto Bandeira. Que tem 80 km² de área delimitada, em processo de D.O – Denominação de Origem. A Don Giovanni já vem cumprindo, na produção de seus espumantes, todas as regras exigidas, tais como a elaboração por método tradicional (com a segunda fermentação acontecendo em garrafa) e a vinificação exclusiva com as variedades Pinot Noir e Chardonnay.

 

Em 2020, a vinícola também segue colhendo resultados positivos, mantidos a partir do trabalho focado na agricultura sustentável. Com vinhedos próprios, no período que passou, exigiu atenção redobrada, especialmente, no que se refere aos cuidados com o manejo biodinâmico. “A partir do manejo sustentável e do bom entendimento do nosso terroir, estamos colhendo uvas com mais expressão e melhor maturação”, adianta Ampese.

 

A empresa segue renovando algumas áreas, trabalhando ainda melhor a genética e a arquitetura dos vinhedos, de olho na sustentabilidade, tendo como objetivo final, uvas de excelente qualidade, com um manejo mais equilibrado, respeitando a videira e o terroir. Em 2020 foram colhidas as variedades Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc e Ancelotta, todas de produção própria.

 

Atividades da Pousada, Varejo e Restaurante DG

 

A vinícola Don Giovanni está com as atividades de seu complexo enogastronômico, funcionando. Informações e reservas podem ser solicitadas através do Whatsapp (54) 99268 3899 ou pelo e-mail [email protected]. Os colaboradores estão seguindo todas as recomendações e normas necessárias para realizar os atendimentos. A hospedagem é realizada, somente sob reserva e com número de hóspedes e visitantes limitados. A limpeza das áreas são ainda mais frequentes, seguindo todas as normas dos órgãos de saúde e uso de medidas protetivas. Reiterando, junto aos hóspedes e visitantes, a necessidade do uso obrigatório das máscaras nas áreas comuns e do álcool em gel, que estão disponíveis em vários pontos na vinícola gaúcha. Além disso, a Don Giovanni está solicitando – a cada um dos hóspedes – tanto de forma antecipada, quando no momento da chegada – que seja alertado se alguém da família apresentar algum sintoma. E, caso isso ocorra, que a vinda seja reprogramada, com o imediato cancelamento das reservas. Caso haja novas mudanças e restrições sanitárias, por parte das autoridades públicas, a vinícola comunicará nas suas mídias sociais e à imprensa seus procedimentos.

 

Sobre a Don Giovanni

 

A vinícola Don Giovanni é um complexo que reúne vinhedos, vinícola, loja de vinhos, pousada e restaurante. Mantém uma produção média de 120 mil garrafas ano. Está localizada em Pinto Bandeira (RS), a 12 km do centro de Bento Gonçalves na rodovia VRS 805, num dos pontos mais altos do município (720m). Proprietários da vinícola, a família Giovannini é uma das poucas no RS, cuja quarta geração continua a produzir vinhos e espumantes, unindo tradição e qualidade.

 

A pousada, junto no local, possui sete apartamentos, num casarão construído em 1930, mantendo na decoração, características originais da colonização italiana. Aqueles que optarem por maior privacidade, podem contar com uma charmosa cabana, localizada em meio aos vinhedos. O restaurante da Don Giovanni, atende hóspedes e grupos, mediante a reservas. Grande parte do que é oferecido no cardápio, como temperos, legumes e hortaliças é produzidos na propriedade. Valores e informações em www.dongiovanni.com.br.

 

Serviço

 

Don Giovanni VRS 805 – Linha Amadeu (28) – Km 12 Pinto Bandeira – RS Fones: + 55 (54) 3455.6293 e 3455.6294 www.dongiovanni.com.br Horário de visitação, degustação e varejo: Diariamente: 9:00 às 11:30 – 13:00 às 16:00 Sábados: 9:00 às 17:30  Domingos e Feriados: 9:00 às 13:00. Don Giovanni nas Redes Sociais – Instagram @vinicoladongiovanni. No Facebook Vinícola Don Giovanni

Posts Relacionados

Leave a Reply