Orquestra Villa Lobos retoma atividades em agosto

Orquestra Villa Lobos retoma atividades em agosto

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Apoio à campanha virtual “Bloco na Rua” permitiu manter vivo programa de educação musical de três décadas

O retorno da Orquestra Villa-Lobos às atividades está previsto para agosto. O programa de educação musical de quase três décadas foi suspenso em abril devido ao corte de verbas. A fim de que a Orquestra continuasse ativa, a sociedade foi provocada e respondeu muito bem à campanha de financiamento coletivo “Bloco na Rua” na plataforma Catarse (https://www.catarse.me/bloco_na_rua). Em quase 70 dias, 406 pessoas doaram R$ 67.409,00, atingindo 122% da meta inicial de R$ 55 mil, valor necessário para custear o programa durante um mês. O suporte veio também em depoimentos nas redes sociais de artistas de várias áreas, cuja trajetória, em algum momento, cruzou com a da orquestra. Toda essa mobilização sensibilizou um apoiador, que deverá custear parte do programa relacionada a aulas online até dezembro.

Recentemente, foi realizado o primeiro encontro virtual com 20 professores do programa para garantir a retomada com a mesma dedicação e qualidade. “Estamos animados em, agora, enxergar uma realidade que nos parecia tão distante e aprender na adversidade. Ainda estamos elaborando o cronograma, porém deveremos voltar em um formato reduzido, que respeite o momento atual pelo qual todos estamos passando, atentando para as recomendações de isolamento social e cuidados com a saúde devido à pandemia da Covid-19”, pondera a idealizadora e coordenadora do programa, Cecília Rheingantz Silveira.

Os cerca de 600 atendimentos gratuitos por semana, em cinco locais da Lomba do Pinheiro, por meio de convênio da Prefeitura de Porto Alegre com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, foram interrompidos devido às incertezas provocadas pela disseminação do novo coronavírus. Os recursos disponibilizados pelo poder público municipal que permitiam o funcionamento da Orquestra foram suspensos em abril por tempo indeterminado, causando o desligamento de 20 professores contratados. Com o suporte recebido, poderão ser recontratos a partir de agosto.

Mesmo com o apoiador, a campanha segue. “Poderemos usar o que foi arrecadado para estender as atividades por mais meses, se assim necessário, até o retorno do convênio e também, por exemplo, na compra de novos instrumentos, recursos pedagógicos e em produção artística”, planeja Cecília, agradecendo a todos que colaboraram até aqui.

Durante a pandemia, a Orquestra também se mobilizou em prol da comunidade por meio da arrecadação de cestas básicas. Já foram entregues mais de 18 toneladas de alimentos a mais de mil famílias da Vila Mapa e arredores. Motivados e demandados a partir da campanha do Catarse, os músicos começaram a produção de clipes por encomenda para Ajuris, Antonio Vicente Martins Advogados Associados e Colégio João Paulo I Higienópolis. O clipe para o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) está em fase de produção. Ambas as ações são resultado de trabalho voluntário de todos os envolvidos.

Atualmente, o grupo artístico é formado por 45 músicos, com idades entre 12 e 25 anos, que tocam flauta doce, violino, viola, violoncelo, violão, percussão, teclado, contrabaixo elétrico e cavaquinho.

Mais sobre a orquestra

A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical desenvolvido desde 1992 junto à Escola de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (o Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e um DVD (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013). Ao longo de quase 30 anos, a Orquestra já fez mais de 1,2 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil.

Para saber mais sobre a Orquestra Villa-Lobos, acesse o canal do YouTube  https://www.youtube.com/OrquestraVillaLobos.

Posts Relacionados

Leave a Reply