Vinhos da Áustria no Brasil

Vinhos da Áustria no Brasil

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

As importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil três rótulos da Christ, pequena e conceituada vinícola da Áustria

Os consumidores de vinhos estão cada vez mais atentos a regiões produtoras que fujam do convencional. Isso já foi tema de reportagens em publicações especializadas internacionais e é também a opinião de outros experts no assunto que

anteveem os movimentos futuros. Acompanhando essa tendência de mercado, as importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil vinhos muito especiais da Áustria, elaborados por uma vinícola de tradição secular.

O produtor Christ possui cerca de 400 anos de tradição familiar e elabora rótulos com a filosofia orientada pela natureza e espírito inovador. Localizado em Bisamberg, no distrito de Korneuburg, a cinco quilômetros de Viena, capital da Áustria, guarda uma herança de vinhedos de primeira classe com algumas videiras muito antigas.

O estilo dos vinhos é caracterizado pelo respeito à natureza, pelas técnicas puristas e pela busca por autenticidade. O manejo das videiras é extremamente cuidadoso, com colheita manual e seleção criteriosa. Solos e clima em Bisamberg são perfeitos para a vitivinicultura. Apesar de não ostentarem um selo, todos os vinhos são veganos. Outra característica importante é que eles não passam por barrica de carvalho.

A principal uva da Áustria é a Grüner Veltliner, branca versátil que origina de espumantes até vinhos de sobremesa. Entre suas particularidades, um delicioso aroma vegetal com notas de pimenta branca e frutas cítricas. Outra cepa importante do país é a Riesling, nativa da Alemanha, e considerada por muitos “a rainha das uvas brancas”. Em solo austríaco, ela origina exemplares de deslumbrante acidez, além de aromas e sabores muito elegantes.

Os três vinhos do produtor Christ que acabaram de chegar ao Brasil são:

Grüner Veltliner Bisamberg 2019

Bisamberg é um município em Korneuburg (distrito) localizado a cerca de 5 km a nordeste de Viena e Grüner Veltliner é o nome da uva. Na degustação, é um exemplar fresco, com sabores que lembram maçãs verdes e peras, com toque mineral.

A graduação alcoólica é de 12,5%.

Grüner Veltliner Bruch 2019

Bisamberg é um município em Korneuburg (distrito) localizado a cerca de 5 km a nordeste de Viena e Bruch é um vinhedo que fica em uma encosta íngreme e origina vinhos com características frescas e apimentadas. A uva também Grüner Veltliner

e o vinho permanece em tanque de inox por 6 meses, antes da comercialização. Na degustação, apresenta sabores de maçãs verdes, com notas delicadas de limão e pimenta. A graduação alcoólica é de 13%.

Ried Wiesthalen Riesling 2019

Ried Wiesthalen é o nome do vinhedo onde este vinho é elaborado, com a Riesling. Permanece em tanque de inox por 6 meses antes de ser comercializado. Em boca, apresenta notas cítricas, com excelente acidez. A graduação alcoólica é de 13%.

Posts Relacionados

Leave a Reply