Vida e obra de Stan Getz são tema de audição comentada de jazz nesta quinta-feira, dia 24 de setembro

Vida e obra de Stan Getz são tema de audição comentada de jazz nesta quinta-feira, dia 24 de setembro

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Durante o encontro virtual, o jornalista Paulo Moreira mostrará detalhes sobre a carreira do músico norte-americano, e o saxofonista Luizinho Santos interpretará ao vivo algumas das composições mais importantes do artista

 

Em sua segunda edição virtual, o projeto Audições Comentadas de Jazz homenageia o saxofonista norte-americano Stan Getz. O evento será conduzido pelo jornalista Paulo Moreira, que apresentará ao público histórias, curiosidades e memórias do artista, e ainda terá participação musical do saxofonista Luizinho Santos interpretando algumas das maiores composições de Getz. A atividade acontece ao vivo nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, às 18h30, em plataforma virtual. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br.

Stan Getz (1927-1991) foi um dos responsáveis por difundir a bossa nova pelo mundo. O saxofonista fez parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim. Com  João Gilberto, o músico fez história em 1965 ao ganhar o Grammy de Álbum do Ano, por Getz/Gilberto, o primeiro disco de jazz a levar o prêmio. Na mesma noite, a dupla também conquistou o prêmio de Gravação do Ano com uma versão de Garota de Ipanema, desbancando os Beatles que concorriam na mesma categoria. O músico também foi importante para o cool jazz, tocando com grandes nomes do gênero, como Oscar Peterson, Chick Corea e Stanley Clarke.

Luizinho Santos iniciou sua carreira profissional em 1979, tendo atuado com artistas significativos da cena musical gaúcha e nacional, além de ter participado como músico convidado em concertos da OSPA e das orquestras da Unisinos e da PUCRS. Dedica especial atenção à música instrumental, apresentando-se como solista com o seu quarteto e octeto em diversos projetos. Com seu primeiro CD, Encontro dos Ventos, de 1999, foi vencedor do Prêmio Açorianos nas categorias de melhor CD instrumental e melhor instrumentista, além de ter sido pré-selecionado ao Projeto Rumos Itaú. Em 2012, lançou seu segundo CD, Almanaque Popular, com seu octeto.

Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 22h, e tem reprises nos mesmos dias, das 7h às 9h.

As Audições Comentadas de Jazz são uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA

Audições Comentadas de Jazz em homenagem a Stan Getz

Com os jornalista Paulo Moreira e canja musical com o saxofonista Luizinho Santos

24 de setembro, quinta-feira, às 18h30

As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br

Classificação etária: Livre

Duração: 90 minutos

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: [email protected]

Leave a Reply