Zaandam comemora chegada do  Sinterklass no próximo domingo

Zaandam comemora chegada do Sinterklass no próximo domingo

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O Sinterklass foi a figura que originou o Papai Noel e, na Holanda, a celebração ocorre no dia 5 de dezembro

Com o propósito de resgatar uma tradição natalina da Holanda, o complexo de entretenimento Cidade Zaandam, de Nova Petrópolis, fará o lançamento do Sinterklass, no próximo domingo, dia 15, às 18h. O Sinterklass foi a figura que originou o Papai Noel e, na Holanda, a celebração ocorre no dia 5 de dezembro, de acordo com os Calvinistas, enquanto em outros países a data é 24 de dezembro.

A chegada do Sinterklass vai ocorrer às 20h. Ele vai atender em primeiro lugar as crianças, distribuindo doces, pão de mel, bengalas coloridas e moedas de chocolate, entre outras guloseimas. Em seguida, haverá um jantar típico holandês e shows de fogos de artifício. Sinterklaas ou Sint Nicolaas é um velhinho barbudo que uma vez ao ano visita as crianças na Holanda. Diz a lenda que ele veio da Turquia (ano 343 A.C.), era bispo e muito amável com os pequenos. Ele também é o padroeiro de Amsterdam.

Todos os anos, em novembro, Sinterklass chega de barco a vapor no país, vindo da Espanha, onde mora. Ele vem acompanhado de uma legião de ajudantes, que se chamam Piet. Sinter e seus Pieten chegam ao país fazendo uma festa, distribuindo doces e pepernoten (umas bolachinhas típicas) para as crianças. As crianças acompanham a “viagem” do Sinter e suas aventuras no país até 5 de dezembro.

A programação de Natal no Cidade Zaandam vai até o dia 31 de janeiro, sendo que todas as quartas e sextas-feiras, a partir das 20h, o Papai Noel estará no local. No dia 5 de dezembro, haverá a comemoração holandesa e, no dia 24, a tradicional.

Confira a programação do dia 24 de dezembro:

24 de dezembro

20h: Abertura

21h: Chegada do Papai Noel

21h30: Ceia de Natal

23h: Show de Fogos

Leave a Reply