O e-commerce acaba com a tradicional desconfiança do gaúcho

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Foi-se o tempo em que se dizia que o gaúcho era desconfiado. O gaúcho deixou de ser desconfiado – continua arredio, mas a desconfiança diminuiu muito. É o caso do que acontece no e-commerce. O comércio via internet parece ter tomado conta do Rio Grande do Sul. O Estado é o quarto onde pessoas mais compram em lojas virtuais e o índice chega a 4,3% do total do país.
A expectativa é que as compras pela internet ainda cresçam mais por aqui. O crescimento deve ser de 167% para as compras pela internet até 2019., conforme previsão da consultoria Conversion. A projeção  considera que os R$ 2,4 bilhões negociados ano passado passem para R$ 6,4 bilhões ao ano.

Entidades como CDL, Sindilojas, Serasa, nunca levam em consideração estes números quando examinam dados de desempenho do varejo, já que todos limitam-se a conferir números de lojas fixas.

É um erro, porque as vendas via internet são de produtos do mundo real e portanto são do comércio real, ensejando encomendas nutridas a todo tipo de atividade econômica, industrial ou não.

A expectativa é que as compras pela internet ainda cresçam mais por aqui.

Os números crescentes podem trazer alento aos que conferem a movimentação diária do ICMS de Estados consumidores, como o RS.

É que este ano entrou em vigor a nova regra de distribuição do imposto.

Até 2019, 100% do ICMS será pago ao Estado de destino do pedido, ou seja, o que for comprado por gaúchos renderá tributos aos gaúchos.

O único real complicador refere-se às empresas que operam com e-commerce, localizadas no RS ou fora do Estado, porque a legislação aprovada para todos é um obstáculo para o comércio on-line, já que introduz uma parafernália infernal de exigências burocráticas que antes não existiam.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O jornalista Políbio Braga é casado e tem três filhos. Ele tem mais de 50 anos de jornalismo, já que começou em 1962 no Diário Catarinense, em Florianópolis. Depois trabalhou também nos jornais Correio da Manhã e Última Hora, do Rio, revistas Veja e Exame e jornal Gazeta Mercantil de São Paulo, além dos jornais Zero Hora, Correio do Povo e Jornal do Comércio, de Porto Alegre.

Posts Relacionados

Leave a Reply