Você cidadão do mundo

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

As férias estão acabando e para muitos estudantes vem chegando um choque de realidade.

Durante a vida escolar passamos por alguns períodos marcantes.

O primeiro acontece na transição do 5º para o 6º ano (antiga 5º serie) deixamos a unidoscência para receber o currículo por área. São múltiplos professores, com exigências diferentes e cobranças individuais. Seguimos assim até a próxima etapa escolar quando deixamos o 9º ano e ingressando no ensino médio. Agora então tudo gira em torno do tal vestibular e do famoso ENEM.

Chega então as últimas férias que quase não são aproveitadas de tanta pressão e cobranças para o monstro do vestibular. É claro que tudo fica maior quando o ingresso esperado é a nível federal. Muitos dedicam-se ao ENEM pois são oriundos do ensino público e tem esta chance como o passaporte para Universidade. Outros vindos da escola privada além do ENEM ainda passam pelos vestibulares.

Alcançado o objetivo, os estudantes entram em um novo patamar que provocam mudanças no contexto pessoal e familiar. Alguns tem de mudar de cidade e a família ajuda na procura de estadia e toda nova rotina . Uns continuam bancados pelos pais com a única responsabilidade de cumprirem a jornada acadêmica com sucesso. Outros precisam remanejar a vida e além do compromisso escolar precisam inserir-se no mercado de trabalho para custear seus estudos sejam eles na sua cidade ou em outro munícipio. Morar sozinho, se manter, organizar os estudos, planejar as finanças modifica radicalmente a vida do indivíduo que começa a ser apresentado ao mundo real. Claro que temos aqueles que desde cedo já estão trabalhando estudando e correndo atrás de oportunidades para crescimento, para estes a realidade é mais dura mas a maturidade vem mais cedo e o sucesso pode chegar bem antes também.

Seja qual for a realidade neste começo de ano inúmeros estudantes renovam as expectativas das universidades, da família e pessoal. Milhares estão tornando-se responsáveis e modificando permanentemente a sociedade que vem ganhando novo contexto com estes novos cidadãos do mundo.

Leave a Reply