A 9ª edição da FestiPoa Literária realiza sua pré-estreia em abril com leituras de Alice Ruiz e Oficina de HaiKai

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A Festa Literária de Porto Alegre, que se realizará em maio, homenageia este ano a artista gráfica Laerte Coutinho.

No dia 24 de abril, às 19h, será lançada em Porto Alegre, no espaço cultural Aldeia (Rua Santana, 252), a programação da 9ª edição da Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária.

Para esta pré-estreia, está confirmada a presença da poeta e compositora Alice Ruiz, que fará leituras de poemas e participará de um papo com Ricardo Silvestrin. Na mesma noite, ela realiza o lançamento com sessão de autógrafos dos livros Outro silêncio (Cia das Letras) e Afrodite – quadrinhos eróticos (editora Veneta). E, na semana que antecede o evento, a poeta ministrará uma Oficina de HaiKai, nos dias 21, 22 e 23 de abril, das 14h30 às 18h, no espaço cultural Aldeia.

Alice Ruiz é uma das maiores poetas da nossa literatura e vem publicando seus haikais desde os anos 1980. Já investigou o tradicional poema de origem japonesa em suas múltiplas possibilidades, traduzindo versos direto do japonês e criando poemetos híbridos da influência nipônica com a nossa irreverente poesia marginal.

A oficina, com 10 horas de duração, tem uma introdução teórica seguida de prática em grupo e individual, tudo com a coordenação de Alice Ruiz.

Na parte teórica, ela faz um apanhado sintético da “filosofia” zen, em função do haikai ser uma das práticas em direção à iluminação-satori, como uma espécie de preparação do espírito para que os participantes se coloquem em “estado poético”. Na sequência, serão abordadas a técnica e forma, o que inclui algumas noções da escrita ideogrâmica. E, por fim, uma análise da produção de haikais japoneses e brasileiros, em conjunto, tendo assim um rápido apanhado histórico.

A parte prática se inicia com exercícios de tradução passando para a criação em conjunto, entre os participantes e com a coordenadora, além das produções individuais.

A produção da pré-estreia com os lançamentos de livros e da oficina de Haikai é fruto da parceria entre a Festipoa Literária, a Livraria Baleia e o espaço cultural Aldeia.

Festipoa Literária 2016

A 9ª edição do evento, que acontece de 18 a 22 de maio, homenageia este ano a artista gráfica Laerte Coutinho e terá como anfitrião o roteirista e ilustrador Eloar Guazzelli – os dois participarão da abertura da festa no dia 18 de maio, no Ocidente Bar.

A festa literária reunirá uma programação artística extensa e diversificada, com leituras, lançamentos, oficinas, debates, shows, saraus e performances: tudo realizado para colocar a literatura no centro das atenções, com a participação de mais de cinquenta escritores e artistas convidados. Mantendo a tradição de ser um dos grandes momentos culturais do primeiro semestre, a FestiPoa se espalhará por vários pontos da cidade: Palavraria, Instituto Goethe, espaço cultural Aldeia, galeria Hipotética, Café Cartum e Ocidente Bar.

A 9ª edição da Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária, cuja idealização e produção é de Fernando Ramos, editor do jornal Vaia, tem o apoio cultural do Instituto Goethe e Sintrajufe-RS. Toda a programação do evento tem entrada franca.

 

SERVIÇO: Pré-estreia da 9ª Festipoa Literária com Alice Ruiz + lançamento dos livros “Outro Silêncio” e “Afrodite”

Dia 24 de abril (domingo)

Horário: 19h

Local: Aldeia (Rua Santana 252)

Entrada franca!

 

Oficina de HaiKai com Alice Ruiz

Dias 21, 22 e 23 de abril (quinta, sexta e sábado)

Horário: das 14h30h às 18h

Carga horária: 10h

Idade mínima: 14 anos. Não é necessário conhecimento prévio de haikai ou poesia, basta o desejo de conhecer.

Inscrições e mais informações: [email protected] ou (51) 3084.9044

 

Alice Ruiz

Nasceu em Curitiba em 1946. É autora de livros como Vice versos (1989) e Dois em um (2008), vencedores do Jabuti, além de parcerias com Arnaldo Antunes, Zélia Duncan e Chico César, entre outros. Ministra oficinas de haikai por todo o país e organizou Toda poesia de Paulo Leminski.

 

Lançamentos:

Alice Ruiz_Outro Silêncio_haikaisOutro silêncio (Cia das Letras, 96 páginas)

Livro de poemas inéditos que retomam a essência do haikai, buscando o zen, a ausência de conflito, a descrição pura dos eventos naturais, o silêncio que é fundamental para qualquer criação sonora.

Primavera, verão, outono e inverno: este livro se divide em quatro seções nomeadas a partir das quatro estações do ano. A palavra que remete a determinada sazonalidade, em japonês chamada kigo, é um dos elementos mais importantes na construção do haikai, que tem a natureza como objeto central.

 

 

capa AfroditeAfrodite – quadrinhos eróticos (editora Veneta, 112 páginas)

A obra reúne quadrinhos eróticos publicados no Brasil em 1978, em plena Ditadura Militar, por um grupo de desenhistas e poetas. Entre eles, estavam quadrinistas veteranos como Flávio Colin, Júlio Shimamoto, Claudio Seto e, nos roteiros, o casal de poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz, que enfrentaram a censura com histórias cheias de um erotismo libertário, feminista e escandaloso. Essas histórias em quadrinhos foram um grande sucesso nas bancas de todo o país, até que a censura apertou o cerco contra sua editora, a Grafipar.

 

Posts Relacionados

Leave a Reply