Pare de se preocupar em ser feliz

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Usei um título extremamente provocativo sobre um tema tão fascinante quanto o da felicidade. Na verdade, talvez o assunto que mais exigiu reflexões de todos os grandes filósofos da humanidade foi essa busca por um caminho para a felicidade. Encontrar esse caminho pode ser visto como o grande diferencial para uma vida exitosa.

Pois bem, por tudo que estudei em minha vida e aos 50 anos de idade, meu conselho para as pessoas que assistem minhas palestras e leem meus livros tem sido esse: PARA DE SE PREOCUPAR EM SER FELIZ E SE PREOCUPE MAIS EM ESTAR FELIZ. Tenho a sensação de que a felicidade como um estado ideal, como um equilíbrio total entre vida profissional, pessoal e espiritual parece ser um objetivo quase inatingível. Contudo, quando você começa a se preocupar mais em ESTAR FELIZ passa a valorizar cada benção que você tem e que, por vezes, nem dá valor.

Quem se preocupa em estar feliz valoriza a boa saúde que tem, o trabalho que edifica e que o permite levar uma vida digna, os amigos que tem, a família que possui e até mesmo a benção de acordar e viver mais um dia na sua plenitude.

Quem se preocupa demais em ser feliz questiona cada um desses aspectos e como o alvo é quase uma missão impossível, deixa de valorizar tudo de bom que possui hoje.

Na verdade, que possamos aprender com o genial Dalai Lama que nos ensinou: “Só existe dois dias em que nada pode ser feito-um se chama ontem e outro se chama amanhã- e é por isso que o dia de hoje se chama PRESENTE- um presente que Deus lhe deu: a benção de viver esse dia.”

Fica a dica: pare de se preocupar tanto em ser feliz e procure mais estar feliz. Pode parecer um jogo de palavras, mas na verdade é uma atitude transformadora.

Leave a Reply