Gentileza – um gesto em falta

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Como passo boa parte da minha vida de palestrante viajando por todo o Brasil, posso afirmar que existe algo que não custa absolutamente nada mas está extremamente raro de encontrar: falo da gentileza.

Entre em taxis e vejo poucos realmente gentis. Nos restaurantes, garçons formais parecem ser absolutamente dominantes. Nas companhias aéreas, boa parte dos atendentes de qualquer companhia parecem pouco interessados em oferecer seu melhor sorriso. Nas lojas, por vezes encontramos pessoas que parecem que eram mais felizes antes da gente ter chegado ali.

Meu convite é esse: ajude a minimizar essa corrente de indiferença sendo VOCÊ uma pessoa mais gentil. Cumprimente as pessoas com um bom dia, boa tarde ou boa noite verdadeiramente caloroso. Agradeça a cada pessoa que serviu você, independente do estado de espírito dela. No seu trabalho, mesmo tendo um alto cargo, use expressões como “POR FAVOR”, “VOU LHE PEDIR UMA GENTILEZA” que dão muito mais resultados do que ordens diretas. Use seu sorriso como uma arma poderosa para você construir o que a gente chama de personalidade agradável, ou seja, aquelas pessoas que a gente se sente bem quando está perto dela.

Fica a dica: vamos recuperar um pouco o sentimento da GENTILEZA , não esperando que os outros mudem mas fazendo a nossa parte. Se você é empresário, cobre de toda a sua equipe um pouco mais de gentileza, não apenas com o cliente mas com os próprios colegas. E seja você um exemplo de bom trato.

Leave a Reply