O maior inimigo para o sucesso

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Em minhas palestras, tenho sempre tentado fazer as pessoas refletirem e mudarem uma ideia que até hoje continua arraigada na mente de muitos. Essa ideia é a de que para ter sucesso na sua jornada profissional é preciso derrotar as outras pessoas. Não condeno ninguém por esse pensamento porque ele era meu também. Por décadas, acreditei que para subir alguém teria que descer, para alguém vencer alguém teria que perder, para alguém triunfar alguém teria que fracassar e isso não é verdade.

Hoje, afirmo sem medo de errar que a única pessoa que você precisa vencer é você mesmo, ou seja, vencer a si mesmo é seu maior desafio. Pare de se preocupar em derrotar os outros e torne-se a sua melhor versão. Só não se engane achando que é fácil vencer a si mesmo. Nossas resistências internas, conscientes e inconscientes, são verdadeira muralhas que precisam ser derrubadas e poucos triunfam nessa batalha.

Você pode estar se perguntando nesse momento: vencer o que Eduardo? E eu respondo…

-Vencer a tentação de buscar os atalhos da vida e entender que só com trabalho árduo atingimos nossos objetivos;

-Vencer a tentação de parar de aprender, achando que o que você aprendeu no passado garante um futuro melhor;

-Vencer a tentação de repetir as mesmas fórmulas todos os dias em um mundo em que inovar é quase sentido obrigatório para triunfo;

– Vencer a ideia de que valemos pelo conhecimento quando está provado que é a atitude das pessoas que faz a diferença;

-Vencer a tentação de desistir rápido demais quando, por vezes, estávamos próximos do grande triunfo.

Aí está o grande desafio e a grande notícia: você não precisa derrotar ninguém, mas precisa vencer suas resistências. O maior inimigo para o sucesso é você mesmo! Como já dizia Buda: “Mais importante que dominar um milhão de pessoas é dominar a si mesmo”

Leave a Reply