Demissão Responsável

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A preocupação e a importância com a gestão de pessoas, vem aumentando cada vez mais dentro das organizações. Com a desaceleração econômica do Brasil e com a necessidade de ter equipes enxutas mas com grande direcionamento para geração de resultados, a capacidade da empresa em reter e a captar novos talentos para seu negócio é a chave para o sucesso das organizações.

Para que esta retenção e captação de talentos seja possível, é necessária a implantação das melhores práticas de gestão de pessoas. Nesta busca por práticas modernas e inovadoras, extrapola-se a atuação e preocupação da empresa para além momento do desligamento de um profissional. A manutenção e motivação dos profissionais dentro da empresa já há muito tempo deixou de ser baseada no salário mensal. A atratividade da empresa para os bons profissionais, está relacionada ao ambiente de trabalho, benefícios e ao reconhecimento pelo seu trabalho, esforço e dedicação. Os profissionais querem ter a certeza de que fazem parte de uma equipe, de uma “família” e não apenas serem peças vulneráveis ao descarte a qualquer momento.

Pensando nisso e na busca por práticas modernas, muitas empresas tem utilizado serviços de apoio para recolocação profissional para aqueles que por motivo de redução de equipes ou mesmo fechamento de unidades, precisam ser desligados da organização. Esta prática chamada de Outplacement, comum em países da Europa, disponibiliza uma assessoria pessoal, para que o profissional desligado se recoloque em uma outra empresa no menor tempo possível

Benefícios do outplacement para a empresa:

Com a concessão deste benefício, a empresa contribui para a manutenção e melhoria do clima organizacional. Os colaboradores que permanecem na empresa reconhecem esta preocupação social dos seus dirigentes para com seus colaboradores. A prática auxilia a manter a motivação e tranquilidade dos trabalhadores no desempenho de suas atividades, mesmo em momentos de cortes de equipes, pois eles sabem que terão ajuda da empresa em qualquer situação.

No aspecto econômico também há vantagens para a empresa, pois um profissional que tenha recebido este benefício, dificilmente pensará em entrar na justiça trabalhista contra o seu antigo empregador, pois vê neste ato de apoio, um reconhecimento pelo seu trabalho e esforço dentro da organização.

Benefícios do outplacement para o profissional:

Os profissionais quando são desligados de uma empresa, correm o risco de tomar decisões equivocadas, devido ao momento de preocupação e incertezas com relação ao seu futuro profissional e financeiro. A decisão por um investimento errado, ou ainda a escolha errada de uma nova posição no mercado de trabalho, podem levar estes profissionais a terem graves problemas profissionais e financeiros, abalando assim a sua estrutura familiar.

Os programas de assessoramento para a recolocação, custeados pela empresa, auxiliam estes profissionais no correto direcionamento de seus esforços e recursos para o atingimento do objetivo da recolocação.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Monica Rizzatti, 51 anos, Diretora Executiva da Ser Humano Consultoria com 17 anos no mercado. Com 28 anos de experiência na área de Recursos Humanos, ampla vivência na área de Gestão de Pessoas, atuando como Consultora em empresas a nível nacional com processos de Outsourcing, atendendo demandas como Recrutamento e Seleção, Plano de Cargos e Salários, Descrição de Cargos, LNT, Avaliação de Desempenho e Comunicação Interna. Nos últimos 10 anos direcionei a minha trajetória como Professional Coach, atendendo Executivos e Staff nas empresas. Formada em Administração de Empresas com Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS e Gestão de Pessoas pela ESPM/RS. “Professional Coach” pela Academia Brasileira de Coaching do RJ. Formação em Coaching pela Personal Consulting em POA. Possui Formação em Coaching Ontológico Sistêmico (2018). Formação em Dinâmicas de Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (2023). Possui formação em diferentes Ferramentas Comportamentais, tais como: DISC/VECA/QUANTUN/PDI e PI. Consultora certificada pela TTI Success Insights International para aplicação da Ferramenta DISC. Mais de 2000 horas de Devolutiva de Ferramenta DISC. Atuação de 15 anos em empresas de grande porte, como BRAHMA, BRASIL TELECON E DELL COMPUTADORES. Vencedora do Prêmio Top Ser Humano ABRH-RS junto a empresa Brasil Telecom. Há 6 anos é Colunista do Portal/Jornal Rede Opinião.

Leave a Reply