Exposição homenageia trajetória do repórter fotográfico Antonio Paz | Por Edith Auler

Exposição homenageia trajetória do repórter fotográfico Antonio Paz | Por Edith Auler

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Os diferentes momentos da carreira do repórter fotográfico Antonio Paz, retratados em 15 imagens, poderão ser conferidos na Exposição “PAZ”, no saguão da Câmara de Vereadores (avenida Loureiro da Silva, 255). A entrada é franca, com visitação até 27 de julho, das 9h às 19h.

A abertura da mostra ocorrerá no dia 3 de julho às 19h. “Essa foi a forma de homenagear este grande profissional”, diz a idealizadora da exposição e esposa de Paz, Taís Finger.

As imagens, captadas em Porto Alegre e Região Metropolitana, narram a cobertura de variados temas. As fotos revelam o olhar atento nas pautas e a relevância da reportagem fotográfica para o jornalismo. Os assuntos vão de meio ambiente a futebol, passando por registros cotidianos.

Jonathan Heckler, curador da Expo Paz, é um dos responsáveis pela seleção das fotografias, escolhidas em parceria com os colegas Claiton Dornelles e Marco Quintana. Heckler destaca que a escolha foi uma tarefa difícil pela quantidade e qualidade do acervo – a maior parte ainda em negativos.

A exposição apresenta materiais desconhecidos inclusive pelos colegas. “Sabíamos que ele amava fotografia, mas nunca havia apresentado revelado seus registros particulares nem para nós. É muito bom entrar em contato com tudo isso e conhecer mais do que ele gostava de fotografar”, conta o curador.

Paz faleceu em 2016, aos 49 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Trabalhou no Jornal do Comércio, Correio do Povo, O Sul e Jornal NH e atuou como fotógrafo do Palácio Piratini no governo de Yeda Crusius (2007-2010). Fez parte ainda da diretoria da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc-RS).

Leave a Reply