Invasão de refugiados venezuelanos no Brasil, através de Pacaraima (Roraima) | Por Dilmar Isidoro

Invasão de refugiados venezuelanos no Brasil, através de Pacaraima (Roraima) | Por Dilmar Isidoro

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O ditador Nicolás Maduro, continua ignorando a desordem social que seu Governo causa a população que continua buscar outros destinos em busca de uma vida melhor. De acordo com a mídia mundial, na Venezuela falta de tudo: alimentos, medicamentos, trabalho, moradias decentes, atendimento hospitalar, segurança, ordem social (…). É lamentável acompanhar o desespero daquelas pessoas que abandonam sua Pátria por não terem esperanças de melhor condição de vida que seu governo possa proporcionar.

 

Nicolás Maduro sufoca a população da Venezuela com seu sonho de poder sem data para terminar ao impor o socialismo que há muito tempo é impopular por lá. Seus devaneios são tão caóticos que ele culpa o imperialismo (capitalismo) pelos acúmulos de fracassos de seus projetos falidos e ultrapassados. Há muitas denúncias de fraudes, abusos de poder e perseguições políticas aos seus opositores, sendo que alguns dos principais lideres de oposição fugiram do País por temerem suas vidas.

 

Pelo mundo, muitos Governos – em especial na Europa e EUA – não reconhecem a legitimidade do poder de Nicolás Maduro. Já os Países com Governos socialistas apoiam as medidas da ditadura na Venezuela. No Brasil, os partidos de esquerda – especialmente PT e PC do B – apoiam o Governo de Maduro, embora ultimamente não tenham se pronunciado a seu favor tendo em vista a proximidade das eleições.

 

A entrada de venezuelanos no Brasil ocorre principalmente pela fronteira terrestre em Roraima na pequena cidade de Paracaima. O fluxo migratório é intenso e os conflitos começam a ocorrer.

 

O Município de Paracaima não tem estrutura para receber tanta gente. O acúmulo de pessoas em locais sem as menores condições sanitárias tem causado problemas à saúde pública local, sem contar com as doenças que as pessoas trazem ao cruzarem a fronteira.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima.

O Governo Federal do Brasil enviou tropas da Força Nacional para restabelecer a ordem, até encontrar soluções para providenciar locais e acomodações mais apropriadas aos refugiados. Especula-se que o Governo brasileiro possa distribuir pelos Estados os milhares de refugiados que pedem ajuda para sobreviverem em outra Pátria e assim, escaparem das atrocidades do ditador.

Posts Relacionados

Leave a Reply