Instituto Ling lança programação cultural do segundo semestre com atividades nas mais diversas áreas do saber

Instituto Ling lança programação cultural do segundo semestre com atividades nas mais diversas áreas do saber

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Completando cinco anos, o centro cultural recebe nomes internacionais, incluindo o especialista em criatividade Charles Watson e o pianista nicaraguense-americano Donald Vega, além de grandes personalidades gaúchas, como o ator Werner Schünemann e o jornalista Eduardo Bueno

No dia 1 de agosto, o Instituto Ling, em Porto Alegre, inicia a programação do segundo semestre de 2019. No período em que comemora cinco anos desde sua abertura, o centro cultural promoverá mais de 80 atividades em diferentes áreas do saber, reunindo convidados internacionais, nacionais e locais em cursos livres, palestras e oficinas que abordam temas como criatividade, literatura, história, cinema, música, ciência, saúde, gastronomia e filosofia. A agenda ainda traz estreias de teatro, shows, exposições de artes visuais e atividades voltadas ao público infantil, todas com ingressos acessíveis ou gratuitos. Confira abaixo os principais destaques da programação e acesse www.institutoling.org.br para ver a agenda completa dos próximos meses.

Cursos
Entre os dias 8 e 10 de agosto, o escocês Charles Watson, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, falará sobre criatividade. Em um workshop amplamente ilustrado e com cinco palestras, o pesquisador mostrará a relação entre altos níveis de motivação e desempenho criativo otimizado. A programação de cursos também terá o jornalista Eduardo Bueno apresentando a história do Rio Grande do Sul de uma maneira única, em três encontros nos dias 17 e 24 de setembro e 1 de outubro; o filósofo Fernando Schüler discutindo Nietzsche e os sentidos da vida, nos dias 23 e 30 de outubro; além do físico Marco Idiart mostrando tudo o que é preciso saber sobre inteligência artificial em 13 e 20 de novembro.

Música
A programação musical traz muito jazz, choro e música erudita. Com curadoria da Branco Produções, a sequência de shows inicia no dia 3 de agosto com a carioca Eliana Pittman, uma das mais versáteis cantoras da música brasileira, mostrando trabalho ainda inédito em que canta Vinicius de Moraes, Martinho da Vila, Caetano Veloso, Cazuza e Gilberto Gil. No dia 29 do mesmo mês, Henrique Cazes sobe ao palco com seu cavaquinho interpretando repertório que vai de Paulinho da Viola às suas composições autorais. Em setembro, o centro cultural recebe dois grandes pianistas internacionais: o chinês Chun Wang apresentando obras de Haydn, Brahms e Ravel no dia 18, e o jazzista nicaraguense-americano Donald Vega acompanhado do seu trio no dia 26. 

Em outubro, dois argentinos mostram seus trabalhos no palco do auditório do Instituto Ling: o violonista Juan Falú, no dia 3; e o pianista Adrián Iaies no dia 24. Já em novembro, as atrações serão a cravista brasileira Rosana Lanzelotte, no dia 9; e o trio do pianista israelense Yaron Herman, que fará sua estreia em Porto Alegre no dia 28 apresentando seu novo disco, Songs Of The Degree. Quem fecha o roteiro de shows do ano, no dia 12 de dezembro, é o projeto All Stars Sul Jazz, uma reunião inédita dos novos nomes do jazz do sul do país.

A programação musical também inclui as Audições Comentadas de Jazz, que trazem histórias, curiosidades e memórias de quem dedicou a vida ao ritmo musical em encontros comandados pelo jornalista Paulo Moreira e com canjas musicais ao vivo. No segundo semestre, o projeto vai discutir Duke Ellington com música de Vasco Piva & Dionara Schneider, Miles Davis com canja do Grupo Versão Brasileira, Dave Brubeck com pocket show de Luis Henrique New Trio, Charles Mingus com palinhas de Everson Vargas Grupo e ainda Ella Fitzgerald com apresentação de Camila Lopez & Grupo.

Artes visuais
No final do ano, o Instituto Ling receberá uma nova exposição. A artista porto-alegrense Romy Pocztaruk, reconhecida pelos seus trabalhos com fotografia, vídeo e performance, exibirá trabalhos inéditos, como um videoarte com roteiro de Daniel Galera. Intitulada Trilogia, a mostra será inaugurada no dia 12 de novembro e ficará em cartaz até março de 2020, com curadoria de Gabriela Motta.

Teatro
O projeto Ponto de Teatro, que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, vai promover apresentações de três peças inéditas, selecionadas por meio de edital e com a curadoria do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça. Em agosto, estreia o espetáculo 2068, com direção de Liane Venturella e elenco formado por Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa. Em outubro, a atração será o espetáculo infantil Criaturas da Literatura, de Alexandre Fávero; e, em novembro, a montagem Sambaracotu, novo trabalho de Álvaro RosaCosta, Carlota Albuquerque e Simone Rasslan.

Programação infantil
Além do espetáculo teatral Criaturas da Literatura, que estreia no Ponto de Teatro, a programação infantil terá novidades. Pela primeira vez, o Instituto Ling receberá o projeto Desenhança, uma oficina de desenho e movimento ministrada pela professora Guadalupe Rausch que terá duas edições, uma em 14 de setembro e a outra em 30 de novembro. Além disso, o artista Ricardo Trombini Pires (Pirecco) e Alua Kopstein prepararam a oficina de desenho Crianças Virtuosas para o dia 26 de outubro.

Projetos que já são sucesso entre crianças e adultos também voltam a ocorrer no segundo semestre: Musicalização para Crianças com o professor Bob Bopsin (dias 3 de agosto e 5 de outubro), Musicalização para Bebês ministrada por Clarice Bourscheid (5 de outubro) e o projeto de literatura infantil Contando e contando histórias, com o Grupo Ateliê (10 de agosto, 19 de outubro e 23 de novembro).

Cinema
O Instituto Ling ainda vai oferecer outra atividade inédita: com curadoria da LORA, o Cine AR vai combinar cinematografia e experiências urbanas em sessão gratuita e à céu aberto no dia 30 de novembro. O projeto Meu Filme Favorito, que une exibições de filmes e debates com personalidades, sempre mediados pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, também será uma das grandes atrações do semestre. A iniciativa vai receber o ator Werner Schünemann para comentar A Mulher do Tenente Francês, de Karel Reisz; o jornalista Eduardo Bueno falando sobre Pat Garrett & Billy the Kid, de Sam Peckinpah; a cineasta Ana Luíza Azevedo debatendo Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola; e o psicanalista Mario Corso analisando Blade Runner, de Ridley Scott.

Gastronomia
Vinhos, cafés e queijos vão ser temas de três cursos diferentes de gastronomia que o centro cultural vai receber até o fim do ano. Em agosto, o enólogo Lisandro Neis, da Enoteca Decanter, ministrará um workshop de harmonização, enquanto em setembro a casa Baden Torrefação fará uma introdução aos cafés especiais. Já em outubro, Cristina Zaffari Grecelle dará uma aula especial sobre queijo gaúcho e com diversas degustações. Para os amantes da gastronomia chinesa, o Instituto Ling vai promover ainda no dia 18 de outubro um jantar cultural com Dic Wong.

Café no Ling
Comandado pelos jornalistas Tânia Carvalho e Ivan Mattos, o Café no Ling promove uma série de encontros mensais gratuitos com escritores, músicos, cineastas, psicanalistas e diversas personalidades. Entre agosto e dezembro, o projeto vai receber o jovem escritor Tobias Carvalho, Ana Paula Terra discutindo sobre psicossomatização, o taxista Mauro Castro, autor do livro Táxitramas, que narra situações inusitadas vivenciadas por motoristas de Porto Alegre, e Tânia Bian falando sobre o protagonismo da arte no mundo atual.


Na imagem em destaque – Tânia Carvalho e Ivan Mattos, o Café no Ling promove uma série de encontros mensais gratuitos com escritores, músicos, cineastas, psicanalistas e diversas personalidades, Crédito Cláudio Stein, Viva Foto

Posts Relacionados

Leave a Reply