Instituto Ling celebra o centenário de Clarice Lispector com semana de aulas gratuitas dedicadas à obra da escritora

Instituto Ling celebra o centenário de Clarice Lispector com semana de aulas gratuitas dedicadas à obra da escritora

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Nos dias 16 e 17 de novembro, o público poderá acompanhar análises e discussões sobre o livro A Cidade Sitiada e sobre as versões literária e cinematográfica do romance A Hora da Estrela. Os encontros virtuais serão conduzidos ao vivo pela professora Kathrin Rosenfield, o poeta e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina

 

O Instituto Ling antecipa as comemorações do centenário de aniversário de Clarice Lispector com uma semana de atividades virtuais e gratuitas em homenagem à escritora que completaria um século de vida no próximo mês. Serão duas aulas, com duração de 90 minutos cada, dedicadas à discussão das obras da autora.

A primeira atividade acontece no dia 16 de novembro, segunda-feira, às 18h30, com uma edição especial do Clube de Leitura. O evento será conduzido pela professora de Literatura Kathrin Rosenfield, que apresentará detalhes e curiosidades sobre o livro A Cidade Sitiada. O romance, publicado em 1948, é composto por frases curtas que acompanham os passos da protagonista Lucrécia pelas ruas da cidade suburbana de São Geraldo. Simplória e desprovida de consciência, a personagem está sitiada porque não vive, apenas observa a vida.

Já o segundo encontro da programação especial abordará a obra de Clarice para além da literatura, em um bate-papo com participação do professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina na terça-feira, dia 17, também às 18h30. Em uma edição inédita do projeto Adaptação, a dupla trará análises e comparações entre o livro A Hora da Estrela, o último a ser lançado pela autora, em 1977, e o longa-metragem homônimo que chegou aos cinemas em 1985 com direção de Suzana Amaral e com Marcélia Cartaxo no papel principal, que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim daquele ano. A obra conta a história da datilógrafa alagoana Macabéa, enquanto traz questões filosóficas e existenciais que são características das produções de Clarice.

Os eventos serão realizados ao vivo em plataforma virtual. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br. Os inscritos receberão os links para acompanhar as transmissões e materiais preparatórios, com dicas de como adquirir as obras e assistir ao filme, além de curiosidades sobre as publicações e a trajetória da autora.

Clarice Lispector (1920-1977) é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras do último século. Nascida na Ucrânia, ela chegou ao Brasil ainda pequena, em 1922, e logo foi naturalizada brasileira. A autora mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas.

As atividades são uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e América Tampas.

Sobre os ministrantes

Kathrin Rosenfield é professora titular da UFRGS, onde atua principalmente nos departamentos de Filosofia e Letras. Possui graduação em Letras pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, mestrado em Antropologia histórica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e doutorado em Ciência da literatura pela Universidade de Salzburg. É pós-doutora pela Ecole Normale Supérieure e PhD em Literatura Comparada pela University of Massachussetts Amherst. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Literatura e Filosofia.

Pedro Gonzaga é doutor em literatura pela UFRGS. Com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente, é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

SERVIÇO – LITERATURA E CINEMA – EVENTOS ON-LINE

Clube de Leitura
Kathrin Rosenfield apresenta o livro A Cidade Sitiada, de Clarice Lispector
Dia 16 de novembro, segunda-feira, às 18h30, no canal do YouTube do Instituto Ling
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, com o filme homônimo dirigido por Suzana Amaral
Dia 17 de novembro, terça-feira, às 18h30, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
                                                                                          

Leave a Reply