Últimos dias para contribuir na campanha de financiamento coletivo da Orquestra Villa-Lobos

Últimos dias para contribuir na campanha de financiamento coletivo da Orquestra Villa-Lobos

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil

 

Na próxima sexta-feira, 18/12, às 23h59m59s, encerra-se, depois de sete meses, a campanha de financiamento coletivo https://www.catarse.me/bloco_na_rua  que possibilitou a Orquestra Villa-Lobos a retomar as atividades suspensas no início da pandemia.  Quase 450 pessoas colaboraram, possibilitando recursos de R$ 82.509,00, 150% superior à meta inicial, que vão garantir o funcionamento das oficinas nos primeiros meses do próximo ano.

 

Atualmente, são atendidos 150 alunos, a maioria deles participa de mais de uma oficina, totalizando 230 atendimentos online por semana. A maestrina e coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, Cecília Rheingantz Silveira, e todos os integrantes e beneficiados pelo programa de educação musical viveram meses de angústia e incerteza a partir de abril, quando o convênio da Prefeitura de Porto Alegre com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis foi interrompido por tempo indeterminado devido ao novo coronavírus.  “No momento, aguardamos a nova administração da prefeitura municipal de Porto Alegre para realizar tratativas a respeito da retomada de convênio. Enquanto isso, em breve, anunciaremos novas formas de colaboração em nossos canais”, afirma Cecília, que, ao manifestar sua gratidão, reitera que ainda dá tempo para contribuir:

 

Mais sobre a orquestra

 

A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (O Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e um DVD (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013). Ao longo de quase 30 anos, a Orquestra já fez mais de 1,2 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil. Com Afrika, conquistou o Prêmio Açorianos de Música 2019-2020 na categoria Espetáculo do Ano. A divulgação ocorreu na noite do sábado, 28/11.

 

Leave a Reply