Degustação às cegas avalia primeiros vinhos candidatos ao Selo da IP Altos Montes

Degustação às cegas avalia primeiros vinhos candidatos ao Selo da IP Altos Montes

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Todas as 11 amostras avaliadas foram recomendadas, por unanimidade, pelos enólogos avaliadores

Na terça-feira, 26 de janeiro, foi realizada em Flores da Cunha, a degustação às cegas da primeira safra de vinhos candidatos a receberem o Selo IP Altos Montes. Foram avaliadas 11 amostras de vinho e todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores. Após recomendação, os rótulos já podem ser comercializados com o Selo. Algumas vinícolas esperam lançar os produtos a partir de março deste ano.

O Comitê de Avaliação foi composto por dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), um enólogo da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros  quatro enólogos das vinícolas associadas.

“Impressionou muito a qualidade de todos os vinhos, sejam brancos ou tintos. Representaram exatamente o que foi a Safra da Safra de 2020, alta qualidade, muita coloração nos vinhos tintos, potencial de guarda absurdo. E quando se refere aos vinhos brancos, vinhos muito leves, com uma boa acidez e super frutados. Eu tenho certeza que com o passar do tempo esses vinhos vão melhorar ainda mais e nós vamos mostrar para o consumidor a qualidade dos vinhos da Altos Montes”, explica Edegar Scortegagna, integrante do Comitê de Avaliação e Enólogo do Ano 2020 eleito pela ABE.

A Safra 2020 foi histórica para o mundo da vitivinicultura, mas além de boas condições climáticas, a expertise dos enólogos dos Altos Montes foi fundamental para entregar vinhos de tanta qualidade, conforme avalia Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho: “A qualidade do conjunto certamente tem uma associação com a safra 2020, que foi uma safra fenomenal em termos de condição climática e da maturação. Mas não adianta somente ter a condição de clima. Os profissionais aqui da região, Nova Pádua e Flores da Cunha, souberam extrair o melhor da qualidade que se apresentaram nas uvas. Então, no conjunto, está de parabéns a Apromontes.”

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas. Os primeiros vinhos com o Selo oficial são produção de cinco dessas vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Vinhos Fabian, Luiz Argenta e Vinhos Viapiana.

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Leave a Reply