Imama faz ações no dia mundial de combate ao câncer em Porto Alegre

Imama faz ações no dia mundial de combate ao câncer em Porto Alegre

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Objetivo é conscientizar para a importância do diagnóstico precoce

A Prefeitura de Porto Alegre esteve representada pelo Gabinete da Primeira-Dama, na última quinta-feira, 4, em ações do Dia Mundial do Câncer promovidas pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Para marcar a data, duas grandes faixas de tecido laranja e azul-marinho, cores que simbolizam a campanha de combate ao câncer, foram pregadas na fachada do Paço Municipal. No final da manhã, foi realizada em frente ao prédio uma atividade de flash mob, pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), para chamar a atenção sobre a doença. “Queremos aumentar a conscientização dos porto-alegrenses sobre o problema e, desta forma, ajudarmos na prevenção do câncer, que causa inúmeras mortes a cada ano”, diz a primeira-dama Valéria Leopoldino.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram registrados 4.050 novos casos de câncer de mama em 2020 no Rio Grande do Sul e 660 em Porto Alegre. Conforme o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, os cuidados para evitar a doença na Capital passam pela oferta de exames preventivos e o estímulo a hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. “O tabagismo e o consumo excessivo de álcool estão associados a doenças como câncer de mama. Por isso a importância de hábitos saudáveis, além do acompanhamento nas unidades de saúde”, afirma.

Crédito de imagem em destaque de Alex Rocha PMPA

Leave a Reply