Docentes e profissionais de gestão e comunicação lançam movimento para refletir sobre a cultura do cancelamento

Docentes e profissionais de gestão e comunicação lançam movimento para refletir sobre a cultura do cancelamento

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A iniciativa surgiu a partir da percepção deste grupo em relação aos excessos cometidos em algumas situações

 

Um grupo de 27 professores-pesquisadores, profissionais e consultores da área da Comunicação, com atuação em vários estados brasileiros, lançou nesta semana o Movimento #Respeitonasredes – por mais diálogo e menos cancelamentos. O Movimento tem início com um Manifesto, redigido de forma colaborativa, que traz uma reflexão sobre o momento que vivemos, a cultura do cancelamento e suas consequências. Alerta para o papel da sociedade, empresas, organizações, influenciadores, imprensa e instituições de ensino para o incentivo ao uso responsável das redes e promoção de uma cultura voltada ao diálogo.

 

A iniciativa surgiu a partir da percepção deste grupo em relação aos excessos cometidos em algumas situações, levando a uma emoção coletiva nas redes, que acaba destruindo reputações. O documento pondera que, “marcas, empresas, organizações e pessoas são julgadas, condenadas e executadas pelo tribunal das redes sociais da internet”. E conclui que na cultura do cancelamento – exclusão sumária de quem, aos olhos e julgamento das redes, cometeu erros – passaremos a ver cada vez mais vozes sendo caladas pelo medo de perder trabalho, espaço ou sofrer ataques mais graves, que ultrapassam a barreira do digital e passam a ser um inimigo real, também fora da internet.

 

O Manifesto na íntegra pode ser acessado no site movimentorespeitonasredes.com. Além desta ação inicial, o Movimento #Respeitonasredes – por mais diálogo e menos cancelamentos também tem presença digital nas redes, com parcerias sendo construídas para fazer as reflexões propostas chegarem a um número ainda maior de pessoas em todo o país.

 

Mais informações:

 

https://movimentorespeitonasredes.com

https://www.facebook.com/movimentorespeitonasredes

https://www.instagram.com/movimentorespeitonasredes/

https://www.linkedin.com/company/movimentorespeitonasredes/

Leave a Reply