Jane Tutikian analisa obra de Nélida Piñon em edição virtual e gratuita

Jane Tutikian analisa obra de Nélida Piñon em edição virtual e gratuita

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A atividade acontece na terça-feira, dia 23 de março, às 18h30min

 

O Clube de Leitura do Instituto Ling inicia seu quarto ano de atividades com um encontro virtual e gratuito para analisar e discutir o romance épico Um dia chegarei a Sagres, da premiada autora carioca Nélida Piñon. A atividade será conduzida ao vivo pela escritora e professora de literatura da UFRGS Jane Tutikian, que apresentará detalhes sobre o livro de ficção, publicado no fim de 2020, marcando o retorno de Nélida às prateleiras após 15 anos sem publicações inéditas. O evento on-line acontece na próxima terça-feira, dia 23 de março, às 18h30, em plataforma digital. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Nélida Piñon não publicava um romance inédito desde Vozes do Deserto, de 2004. Com Um dia chegarei a Sagres, a autora oferece ao público um épico passado no século XIX, em um Portugal profundo, produto da fé na tradição oral e na cultura da memória. Narrada em primeira pessoa, a obra conta a história de Mateus, filho abandonado de uma prostituta, criado pelo avô, provocando inúmeras reflexões enquanto trata de sexualidade, literatura, tempo, cultura e a identidade portuguesa.

Nascida no Rio de Janeiro de 1937, descendente de galegos, Nélida elegeu para si o ofício de escritora desde criança. Publicou seu primeiro romance em 1961, o Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, dando início a sua trajetória na literatura. Outras publicações seguiram e o reconhecimento não tardou a chegar: seus primeiros prêmios vieram em 1970 e 1973, para os romances Fundador e A Casa da Paixão, respectivamente. Em 1990, foi empossada como imortal pela Academia Brasileira de Letras e, em 1996, por ocasião do centenário da Academia, tornou-se a primeira mulher a presidi-la. Em 2005, pelo conjunto de sua obra, recebeu o importante Príncipe de Astúrias, e, em 2012, foi nomeada Embaixadora Ibero-Americana da Cultura. É doutora honoris causa das universidades Poitiers, Santiago de Compostela, Rutgers, Florida Atlantic, Montreal e UNAM.

Jane Tutikian é professora de literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e escritora. Possui graduação, mestrado e doutorado pela mesma instituição, com ênfase em Literatura Portuguesa e Luso-Africanas, atuando principalmente com os seguintes temas: literatura, identidade e história. Ficcionista, recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Realizou o Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi diretora do Instituto de Letras, Vice-Reitora e Pró- Reitora de Coordenação Acadêmica da UFRGS. Foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, na edição de 2011. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras. No Instituto Ling, já ministrou aulas também no projeto Poesia no Ling, em encontros que trataram sobre Florbela Espanca, Fernando Pessoa e as Poetas Africanas.

O Clube de Leitura é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

 

SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ON-LINE
Clube de Leitura
Jane Tutikian apresenta o livro Um dia chegarei a Sabres, de Nélida Piñon
Dia 23 de março, terça-feira, às 18h30, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Leave a Reply