Em contagem regressiva para os 30 anos, Orquestra Villa-Lobos apresenta nova identidade visual 

Em contagem regressiva para os 30 anos, Orquestra Villa-Lobos apresenta nova identidade visual 

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A OVL está programando atividades especiais e comemorativas, a cada mês, até abril de 2022, o mês do aniversário

Em uma forte simbologia, a clave de sol e as notas musicais colcheia e semicolcheias sobrepõem as iniciais OVL na nova identidade visual que marca o o início das comemorações pelos 30 anos da Orquestra Villa-Lobos a serem completados em exatamente um ano: 15 de abril de 2022. Desenvolvida pelo Estúdio Abreu Design sob a liderança e o olhar criativo do professor Bento Abreu – ele também com experiência de três décadas em projetos artísticos e culturais –, a marca busca congregar em um único signo a juventude dos aprendizes e a tradição deste músico e educador brasileiro com a estatura de Heitor Villa-Lobos. “A OVL inaugura um novo tempo, ainda que permaneça enfrentando desafios, como ocorreu em 2020 por causa da pandemia. Agora, a partir de 15 de abril, ao assinalarmos uma espécie de contagem regressiva para aniversário tão significativo, também nos reinventamos”, afirma a maestrina e coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, Cecília Rheingantz Silveira.

 

Bento detalha a construção da proposta que inclui selo comemorativo aos 30 anos: Os aspectos mais comunicativos e joviais foram expressos por meio da ligação entre as iniciais OVL em tipografia robusta, com desenho claro e objetivo, sobrepostas  pela clave de sol e mais duas notas musicais, resultando um signo dinâmico, alegre e com forte apelo visual. Já a  tradição da música e de seu “patrono” aparecem na parte textual do logotipo a partir da tipografia clássica. “É uma referência à disciplina e atribui sobriedade ao layout. A combinação das cores amarelo e azul contribui para que esses conceitos sejam ainda mais evidenciados”, finaliza Bento, que também idealizou layout para ser aplicado em camisetas e em outras peças. A OVL está programando atividades especiais, a cada mês, até abril de 2022. Acompanhe nas redes da Orquestra.

Mais sobre a orquestra

A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical desenvolvido desde abril de 1992 junto à Escola de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (o Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e um DVD (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013).

 Ao longo de quase 30 anos, a Orquestra já fez mais de 1,2 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil. O mais recente reconhecimento veio em novembro passado quando, com Afrika, conquistou o Prêmio Açorianos de Música 2019-2020 na categoria Espetáculo do Ano.

Para saber mais sobre a Orquestra Villa-Lobos, acesse o canal do YouTube YouTube  https://www.youtube.com/OrquestraVillaLobos.

Leave a Reply