Foto Clube Porto-alegrense promove primeira edição do Fotoclube Festival – A fotografia ontem, hoje e amanhã

Foto Clube Porto-alegrense promove primeira edição do Fotoclube Festival – A fotografia ontem, hoje e amanhã

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Com o tema “A luz que percorre o tempo”, o Foto Clube Porto-alegrense traz, pela primeira vez, para mesa de debate com o público, a memória da fotografia e sua história regional e a fotografia contemporânea em suas infinitas possibilidades

 

Em sua primeira edição, o FOTOclube FESTIVAL, a ser realizado de 7 a 21 de junho de 2021, de forma online, pelo Youtube (links das programações serão divulgados pelas redes sociais do Foto Clube Porto-alegrense) e abrangência nacional e internacional, chega para celebrar os três anos de existência do Foto Clube Porto-alegrense – associação sem fins lucrativos, que reúne periodicamente amantes da fotografia de diferentes áreas. O encontro tem como propósito incentivar a produção fotográfica, desenvolver atividades culturais e educativas, bem como divulgar as atividades da entidade.

 

Destinado a fotógrafos, amantes da fotografia e pessoas interessadas em geral, o FOTOclube FESTIVAL reunirá reconhecidos profissionais e pesquisadores com o público, estimulando e disseminando conhecimento teórico e prático sobre o mundo da imagem. Com o tema “A luz que percorre o tempo”, o evento prevê em sua programação uma série de encontros com fotógrafos, intitulados Entre”Vista”, palestra sobre Patrimônio Cultural e Coleções, e ainda oficinas, que abordarão as diversas experiências do fazer fotográfico.

 

Entre“Vistas” – O jogo entre a palavra “entre” e “vista” destaca a proposta dos encontros com fotógrafos de diferentes experiências de atuação e criação. A ideia é a realização de uma conversa informal, valorizando e questionando os seus pontos de vista sobre os temas abordados. A Mesa de Entre”Vista” será composta por um reconhecido fotógrafo, associado ao Foto Clube Porto-alegrense, que recebe outros profissionais de renomada trajetória.  Os encontros serão realizados e transmitidos pelo Youtube, com duração de até duas horas. A atividade é gratuita e será executada voluntariamente por sócios do Foto Clube Porto-alegrense e convidados.

 

Oficinas – Serão minicursos relacionados ao tema do Festival, com recebimento de certificado, mediante inscrição e pagamento prévio via Sympla. O material produzido pelos participantes, será divulgado no encerramento do Festival através das mídias sociais do Foto Clube Porto-alegrense.

 

A equipe organizadora do FOTOclube FESTIVAL, integrada por Alexandre Freitas, Anelise Ferreira, Bia Donelli, Edison Nunes e Gerson Turelly, enfatiza que a luz é a matéria-prima da fotografia, é a alma das coisas, sendo ela que nos permite construir e enxergar a vida e dar cor ao mundo, e por isso a escolha da temática “A luz que percorre o tempo”. Conforme evidencia a comissão, um milésimo de duração, um segundo de inspiração, meio minuto de vida, ou horas de espera para o registro do instante certo, sempre único e por vezes histórico.  “A fotografia tem o poder de mudar o mundo”, observa o grupo.

 

Apoiam o evento: Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura, Fumproart, Armazém da Impressão, Viacolor, Versus Ateliê e Impressão, Zaniratti Audiovisuais, Casa do Filme, Laboratório Impressão Digital Fine Art, PSDPhoto, Backup Equipamentos e Cecadi.

 

Sobre o Foto Clube Porto Alegrense:

 

A associação, sem fins lucrativos, foi fundada em 7 de junho de 2018, reunindo periodicamente amantes da fotografia de diferentes áreas. Com propósito da troca de informações, de experiências e ampliação do conhecimento comum entre seus integrantes, atualmente conta com 53 associados. Todos que têm uma relação especial com a fotografia estão convidados a participar.

 

Acompanhe as redes sociais do Foto Clube Porto-alegrense:

https://www.fotoclubepoa.com.br

https://web.facebook.com/fotoclubeportoalegrense 

https://www.instagram.com/fotoclube_portoalegrense/ 

https://www.fotoclubepoa.com.br/fotoclubefestival

 

Leave a Reply