Primeira OPEN Feira de Design após início da pandemia acontece em junho com edição de Dia dos Namorados

Primeira OPEN Feira de Design após início da pandemia acontece em junho com edição de Dia dos Namorados

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A Feira, maior iniciativa do Sul do país no segmento do design independente e autoral,  retorna após 17 meses, apostando em um evento ao ar livre e com máxima segurança no Viva Open Mall, em Porto Alegre

 

A OPEN Feira de Design, maior encontro de design independente da região Sul do país, retorna após 17 meses sem atividades em função das imposições da pandemia. A feira acontece no dia 05 de junho, no Viva Open Mall (Nilo Peçanha, 3228). A última edição do evento aconteceu em dezembro de 2019, agora a OPEN retoma as atividades atenta aos protocolos estabelecidos pelo governo estadual como distanciamento de 2 metros entre presentes e entre bancas, uso obrigatório de máscara e  álcool em gel disponível. Tudo para continuar estimulando o design independente gaúcho, contribuindo com os produtores locais.

 

A edição de Dia dos Namorados contará com 46 marcas expositoras de todo o Estado e também de Santa Catarina e Curitiba, nas áreas de mobiliário, decoração, moda, brinquedos e utilitários em geral. Entre elas, Ateliê Chama, de São Paulo, EuFrida, Terracota, Studio Meias, Raquel Romani, Crina e RGloor.

 

A feira se destaca pela cuidadosa curadoria e primor na organização, sendo uma referência para quem busca itens diferenciados e exclusivos, apostando no consumo consciente. A feira segue uma rigorosa seleção priorizando marcas originais, que tenham produção sustentável e em pequena escala, quase sempre envolvendo processos de fabricação manual.

 

Como tradição, a OPEN Feira de Design convida ilustradores e designers gráficos para elaborar a identidade visual de cada feira. Quem assina o conceito da edição é a ilustradora e designer de moda Marcela de Bettio.  A Convidada de Design se baseou na temática de Dia dos Namorados da Feira: O amor em suas diversas formas – seja por quem for, amor no voltar e no olhar mais de perto, amor pela vida e cuidado com ela.

Nesta edição, uma sacola produzida a partir de sacas de malte poderá ser adquirida pelo valor de R$10,00. A parceria com a Agrária busca incentivar o público a reduzir o consumo de embalagens. As sacolas  também poderão ser adquiridas sob encomenda pelo site e redes da feira por R$25,00, valor destinado a produção das sacolas pelo Coletivo Cós, de costura consciente. O coletivo dá formação e suporte a costureiras e prioriza o uso de matéria prima de reuso, estimulando processos e condições de trabalho mais humanas.

 

Sobre o evento:

A OPEN Feira de Design nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral.

 

A OPEN se destaca pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140  empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e o contato direto com os designers e criadores.

 

A OPEN traz em suas feiras um olhar sobre o design nacional através dos eventos e negócios da marca: Salone Review 2019, OPEN Tools, OPEN Select, OPEN Pop e OPEN Especial. Em função da Pandemia do COVID-19 e da consequente crise econômica que afetou diretamente o evento e seus expositores, a feira apostou em uma versão online configurada em um marketplace: a OPEN Design Store (opendesignstore.com.br). Nesse modelo, a feira já recebeu mais de 50 marcas.

 

A OPEN Feira de Design é realização de Maria Cultura e tem apoio do Viva Open Mall, DuJour Comunicação e Agrária.

 

Sobre o Viva Open Mall

 

Combinando conveniência e bem-estar, a estrutura conta com um mix de lojas e serviços completos, além de um centro gastronômico irresistível. Um espaço feito para curtir o passeio em segurança, com ampla circulação de ar e protocolos adequados de prevenção à transmissão do COVID-19. O local conta com estacionamento próprio.

 

Serviço

O que – OPEN Feira de Design

Onde – Viva Open Mall (Shopping a céu aberto localizado na Avenida Nilo Peçanha, 3228, Porto Alegre – RS. Próximo ao Parque Germânia)

Quando – Dia 5 de junho de 2021

Horário – Das 11h às 19h

 

Site OPEN: https://www.openfeiradesign.com/feira-junho-2021

Instagram OPEN: https://www.instagram.com/open_feiradedesign/

Leave a Reply