Projeto Que Câncer é Esse foi colocado no programa do governo Pro Social

Projeto Que Câncer é Esse foi colocado no programa do governo Pro Social

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Projeto Que Câncer é Esse foi colocado no programa do governo Pro Social

 

O governador Eduardo Leite e o vereador Ramiro Rosário receberam essa semana (8/6), no Palácio Piratini, a diretoria do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). Na ocasião representada pela sua vice-presidente, Cíntia Seben e pela gestora Samsara Nyaya Nunes, para apresentação do projeto ” Que Câncer é Esse?”. O projeto foi colocado no programa do governo chamado “Pro Social”, em benefício a toda comunidade gaúcha.

 

Eduardo Leite elogiou a iniciativa e parabenizou o trabalho do Imama e se colocou à disposição para ajudar no melhor andamento do mesmo , no sentido de que novas reuniões possam ocorrer, com participação da Secretaria da Saúde, para avaliar a possibilidade de parcerias futuras.

 

O governo tem se engajado anualmente em campanhas relacionadas à causa, como o movimento Outubro Rosa. Em 2020, as usuárias do IPE Saúde ficaram isentas de co-participação do exame preventivo de mamografia em qualquer clínica de imagem credenciada no período de 15 a 31 de outubro.

 

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença devem ser registrados até o fim deste ano. Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência, com 147 casos a cada 100 mil mulheres. A descoberta prévia da doença tem um papel fundamental na redução do problema, visto que a identificação em exame precoce indica chances de 95% de cura.

 

Na medida em que o Rio Grande do Sul é o quarto Estado com mais incidência de câncer de mama, as ações do instituto são majoritariamente voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce. Alguns dos projetos apresentados foram o Mamamóvel, o Programa de Desenvolvimento de Voluntários Imama (PDI), o POA Rural e o Que câncer é esse.

 

Crédito de imagem – Itamar Aguiar, governo do Estado do RS

Leave a Reply