Restaurante Nature inaugura em junho dentro da vinícola Don Giovanni

Restaurante Nature inaugura em junho dentro da vinícola Don Giovanni

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Espaço é comandado pelo chef Rafael Jacobi 

 

A soma de esforços entre a vinícola Don Giovanni e o chef Rafael Jacobi resulta na apresentação de um novo empreendimento. Em junho de 2021, inaugura o restaurante Nature. Localizado em Pinto Bandeira (RS), o espaço busca homenagear os terroirs do mundo através do menu. Construído dentro da propriedade, numa total integração entre a natureza e o cenário exuberante dos vinhedos da vinícola Don Giovanni.

 

Na área externa, onde está localizado um lindo jardim, serão ofertados alguns produtos ao estilo “garden” como brunch e outras comidinhas para degustar ao ar livre. “Estamos muito felizes com o novo restaurante Nature, nessa grande parceria com o Chef Rafael Jacobi. É um projeto que veio para contribuir com o desenvolvimento da economia e do turismo da região, que ganha cada vez mais destaque no mapa nacional e internacional, devido ao seu terroir único”, explica Daniel Panizzi, diretor da vinícola Don Giovanni.

 

O restaurante Nature na vinícola Don Giovanni tem capacidade para 70 pessoas na área interna e outras 70 na parte externa.  Também está apto para eventos exclusivos como casamentos e formaturas com possibilidade de aumentar a capacidade para até 300 pessoas.

 

Cozinha de Resgate 

 

O reconhecimento da Serra gaúcha como grande produtora de vinhos e espumantes de qualidade, tem movimentado não apenas a comercialização da bebida, mas também o enoturismo na região. Com a constante qualificação de seus vinhos e espumantes, nada mais justo do que apresentar uma gastronomia que possa enaltecer, ainda mais, as qualidades dessa terra. E essa tarefa foi dada para Rafael Jacobi, chef de cozinha e proprietário do restaurante Nature. Um apaixonado pela Serra Gaúcha e por vinhos. Ao longo de vários anos, visitou regiões viníferas e sonhava, um dia, em abrir uma operação de gastronomia que conversasse com a história dos vinhos.

 

A proposta do restaurante Nature é oferecer ao público, um menu que faz um tributo aos terroirs do mundo e às características únicas que o solo de cada região é capaz de transpor para seus vinhos. O formato encontrado pelo chef Rafael Jacobi para prestar essa homenagem é através de pratos clássicos de diferentes regiões produtoras de vinhos, com insumos típicos destes lugares, contemplando sugestões de harmonização.

 

Entre esses terroirs reconhecidos mundialmente, desponta Pinto Bandeira, um lugar com as condições ideais à produção de espumantes de altíssimo nível. A ‘terra-natal’ do Nature será homenageada com um menu totalmente harmonizado com vinhos e espumantes da vinícola Don Giovanni, homenageando não só Pinto Bandeira, mas também a história da vinícola Don Giovanni e seus fundadores.

 

Em conversas com a matriarca da vinícola Don Giovanni, Beatriz Dreher Giovannini, carinhosamente chamada de Dona Bita, o chef Rafael Jacobi foi descobrindo mais sobre a origem do cardápio, que há muitos anos era servido ali e encontrou uma cozinha de resgate: “Comida é muito mais do que técnica. É sentimento, é história. Principalmente na Serra gaúcha, onde sabemos que muito do que foi trazido pela imigração italiana é passado de geração para geração, num grande esforço para não deixar tudo isso se perder no tempo. Fui conhecendo detalhadamente o que estava por trás de cada prato servido no antigo restaurante da Don Giovanni. Senti que era necessário resgatar essas receitas carregadas de memórias, adaptando-as para uma cozinha mais atual e preservando o peso da história que elas carregam. Assim renasceu o menu harmonizado DG”, conta o chef Jacobi.

 

Ainda de acordo com Jacobi, o menu harmonizado Don Giovanni traz uma sequência de pratos clássicos com essa releitura do chef. “O risoto de alcachofras, por exemplo, é feito com alcachofras plantadas na propriedade, pertinho de onde estão os vinhedos”. A cassata servida de sobremesa também tem sua receita original resgatada e adaptada, usando insumos típicos da região como o figo ramy.

 

 

Ambiente

 

A decoração está conectada com a história do lugar. Os abajures são feitos de cestas de palha trançada, típicas da região. Algumas das mesas foram produzidas a partir de caixas de espumante. Pedaços de madeira da propriedade viraram o piso do restaurante. Vale destacar que o local busca privilegiar o conceito de estar inserido na natureza, com uma fachada toda envidraçada e com a possibilidade de abrir, completamente, as portas-janelas, garantindo conforto, num ambiente saudável.

 

Quanto aos horários de atendimento, o Nature segue a linha das principais operações gastronômicas dentro de vinícolas pelo mundo: horários estendidos, dando a oportunidade do cliente – muitos turistas – degustarem com mais calma, fora das janelas convencionais de almoço e jantar, algo inovador na região. O Nature funciona de terça a quinta das 11h às 18h, nas sextas e sábados das 11h às 23h e aos domingos das 11h às 18h. No menu de bebidas, além da carta completa de produtos da Don Giovanni, terão vinhos de vinícolas parceiras da região e drinks.

 

 

SERVIÇO:

 

Nature Vinho & Gastronomia

Local: Vinícola Don Giovanni –  Linha Amadeu, km 12, Pinto Bandeira – RS

Telefone/whats: (54) 9664.5657

Instagram: @nature.vinhoegastronomia @vinicoladongiovanni

Leave a Reply