OPEN Feira de Design aquece a estação com edição de Inverno neste sábado, no Viva Open Mall

OPEN Feira de Design aquece a estação com edição de Inverno neste sábado, no Viva Open Mall

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A segunda edição da feira após a sua retomada acontece ao ar livre, ocupando a área do estacionamento frontal do Viva Open Mall, em Porto Alegre. A mudança garante maior distanciamento entre os expositores e público

 

A edição de Inverno da OPEN Feira de Design acontece neste sábado, dia 17 de julho, no Viva Open Mall (Nilo Peçanha, 3228). A feira continua atenta aos cuidados para o controle do contágio do Covid-19 e por isso agora vai ocupar a área do estacionamento frontal do mall, mudança que garante maior distanciamento entre os expositores e maior espaço para circulação do público. Permanece o uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível aos visitantes.

 

A feira, que tem foco no design do Sul do país e inspiração em movimentos criativos argentinos, contará em sua edição de inverno com aproximadamente 40 marcas expositoras nas áreas de mobiliário, decoração, moda, brinquedos e utilitários em geral, trazendo muita novidade. Opções para curtir a estação fria não vão faltar, é o caso das mateiras, cuias e objetos em couro com design contemporâneo da marca Latitud Sur, cuja designer é a uruguaia Melina. Designers de moda vêm com tudo, vai ter desde marca de roupas térmicas para as crianças, caso da marca Baby Doo, de Caxias, camisetas com estampas irreverentes como a Camisetas de Protesto e marca para quem se exercita, ou simplesmente quer vestir uma peça confortável e original, como a Squame, além de bolsas em couro da Dotto Leather Bags e muitas opções em acessórios – como a marca Lorazz, que vem da Serra Gaúcha. A feira traz várias opções para a casa, como cerâmicas da marca Rittual Cerâmicas, ou objetos em concreto da Feito Concreto, além de velas super singulares da Oui Velas, todas de Porto Alegre.

 

A cuidadosa e irreverente curadoria de marcas da OPEN oportuniza que os visitantes façam contato direto com quem cria e se surpreendam com a inovação proposta pelos designers de todo o Estado, presentes na feira. O público tem a chance de adquirir produtos desenvolvidos por mãos criativas, enquanto apoia a continuidade do trabalho desses pequenos empreendedores.

 

“Queremos que nossa comunidade e os visitantes possam dialogar, nos limites que a pandemia impõe. Que a feira seja um local onde as pessoas se aproximem umas das outras e de si mesmas com a consciência da proteção mútua. Inverno para encontrar, mesmo que de longe, para viver um evento, em uma retomada temporária, gradual, cuidadosa, mas que nos aquece, nos abastece”, explica Camila Farina, curadora da feira.

 

A cada edição a OPEN convida um designer gráfico para criar o seu cartaz, que traz o conceito da feira. A Convidada de Design neste mês é a diretora de arte e ilustradora Martina Flach. A gaúcha, que mora no Rio de Janeiro, foi a responsável por criar para a edição de inverno. “Conversando com a equipe sobre a intenção da feira OPEN de Design, surgiram algumas palavras: encontros, calor no inverno, segurança. É delicado representá-las em tempos de pandemia, quando é de nossa responsabilidade ter cuidados preventivos. Quis trazer na ilustração a ideia de acolhimento aliado à prevenção. Essa OPEN será, assim como as outras, um abraço quentinho que tanto estávamos esperando”, conta Martina.

 

A sacola produzida a partir de sacas de malte pela Agrária poderá ser adquirida pelo valor de R $35,00 no lounge da feira e em expositores sinalizados, ou por R$15,00 nas compras acima de R$200,00 em um único expositor. A parceria com a Agrária busca incentivar o público a reduzir o consumo de embalagens. O valor é destinado a produção das sacolas pelo Coletivo Cós, de costura consciente. O coletivo dá formação e suporte a costureiras e prioriza o uso de matéria prima de reuso, estimulando processos e condições de trabalho mais humanas.

 

Para além do design – opções para curtir

 

Além de exposição em design, a feira virá nessa edição com opções gastronômicas “to go”, capitaneadas pelo Mulligan Irish Pub, que também vai oferecer chope aos visitantes. Além dele, a Balcone Pizzaria participa com um bar móvel de mixologia – drinks para aquele happy hour no pôr do sol.

 

Para as crianças, um ambiente ao ar livre coordenado pela Hero Factory, trazendo propostas de atividades para que se exercitem e se divirtam enquanto os pais curtem a feira.

 

Sobre o evento:

 

A OPEN Feira de Design nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral.

 

A OPEN se destaca pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140  empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e o contato direto com os designers e criadores.

 

A OPEN traz em suas feiras um olhar sobre o design nacional através dos eventos e negócios da marca: Salone Review 2019, OPEN Tools, OPEN Select, OPEN Pop e OPEN Especial. Em função da Pandemia do COVID-19 e da consequente crise econômica que afetou diretamente o evento e seus expositores, a feira apostou em uma versão online configurada em um marketplace: a OPEN Design Store (opendesignstore.com.br). Nesse modelo, a feira já recebeu mais de 50 marcas.

 

A OPEN Feira de Design é realização de Maria Cultura e tem apoio do Viva Open Mall e DuJour Comunicação.

 

Sobre o Viva Open Mall

 

Combinando conveniência e bem-estar, a estrutura conta com um mix de lojas e serviços completos, além de um centro gastronômico irresistível. Um espaço feito para curtir o passeio em segurança, com ampla circulação de ar e protocolos adequados de prevenção à transmissão do COVID-19. O local conta com estacionamento próprio.

 

Serviço

O que – OPEN Feira de Design

Onde – Viva Open Mall (Shopping a céu aberto localizado na Avenida Nilo Peçanha, 3228, Porto Alegre – RS. Próximo ao Parque Germânia)

Quando – Dia 17 de julho de 2021

Horário – Das 11h às 18h

Site OPEN:  Vem pra OPEN de Inverno – 17 de Julho – OPEN Feira de Design (openfeiradesign.com)

Instagram OPEN: https://www.instagram.com/open_feiradedesign/

Leave a Reply