Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é tema de aula virtual e gratuita do Clube de Leitura

Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é tema de aula virtual e gratuita do Clube de Leitura

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O encontro, conduzido ao vivo pela professora de literatura Kathrin Rosenfield, ocorre no dia 23 de agosto, às 19h

A professora de literatura da UFRGS Kathrin Rosenfield é a convidada da próxima edição do Clube de Leitura do Instituto Ling. Especialista na obra de Guimarães Rosa, ela ministrará uma aula virtual e gratuita para falar sobre uma das obras mais importantes do autor: o romance Grande Sertão: Veredas, que revolucionou o cânone brasileiro em sua primeira publicação, há 65 anos, e que segue despertando o interesse de novas gerações de leitores.

A atividade acontece no dia 23 de agosto, segunda-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Para receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos melhores de todos os tempos, João Guimarães Rosa (1908-1967) também era diplomata e médico. Estreou na literatura com o volume de poemas Magma, em 1936, e também assina outras grandes obras que o transformaram em um dos autores mais aclamados da língua portuguesa, como o livro de contos Sagarana e o conjunto de novelas Corpo de Baile.

Com Grande Sertão: Veredas, o romancista nascido em Cordisburgo (MG) atribui ao sertão mineiro sua dimensão universal, fazendo um mergulho profundo na alma humana, ao ser capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria. No livro, Riobaldo, um velho jagunço que trocou a vida da jagunçagem pela tranquilidade da fazenda, narra a sua vida e a sua amizade com Reinaldo, para um jovem médico que chega as suas terras.

Kathrin Rosenfield é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos departamentos de Filosofia e de Letras. Fez sua formação universitária nas Universidades de Viena, Salzburg e, em Paris, na Sorbonne e na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atua em redes de pesquisa nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, principalmente com os temas estética, Guimarães Rosa, filosofia e literatura, psicanálise e literatura brasileira.

O Clube de Leitura está em seu quarto ano de atividades e já recebeu grandes teóricos da literatura ministrando encontros dedicados a leitura e discussão de romances referenciais. A primeiras edições de 2021 contaram com a escritora Jane Tutikian analisando o romance épico Um dia chegarei a Sagres, de Nélida Piñon, em evento com participação da própria autora; com o professor Luís Augusto Fischer falando sobre a coletânea de contos Ficções, de Jorge Luis Borges; e com o cineasta, jornalista e escritor Carlos Gerbase abordando o livro Máquinas como eu, de Ian McEwan. As aulas anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling.

A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ONLINE
Clube de Leitura
Kathrin Rosenfield analisa o livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa
Dia 23 de agosto, segunda-feira, às 19h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber o link direto da atividade e os materiais preparatórios para o encontro, é necessário fazer inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Leave a Reply