Charles Watson fala sobre arte, tecnologia e criatividade em palestra online e gratuita

Charles Watson fala sobre arte, tecnologia e criatividade em palestra online e gratuita

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A convite do Instituto Ling, o educador e pesquisador britânico apresenta conferência inédita no dia 13 de setembro, às 19h

 

O educador e pesquisador britânico Charles Watson é o convidado da quarta aula complementar da Formação em Arte + Tecnologia, projeto realizado pelo Instituto Ling em parceria com o Tecnopuc. Com uma abordagem única e interdisciplinar, o especialista em criatividade, fluente em inglês e português, apresentará a palestra inédita Arte nos tempos de tecno-fetichismo, falando sobre o fascínio gerado pela tecnologia e mostrando o papel da curiosidade como impulso criativo. A conferência poderá ser acompanhada ao vivo e gratuitamente no dia 13 de setembro, segunda-feira, a partir das 19h, em plataforma digital. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Durante o encontro, o educador discutirá com o público a percepção de que a tecnologia demasiado intrusiva na arte pode ser um sinal de fracasso e de uma possível falta de conteúdo na obra de arte em si. “Toda arte envolve e sempre envolveu tecnologia, desde as primeiras manifestações da pintura rupestre até os últimos exemplos de arte digital, realidade virtual e algoritmos evolutivos. Embora novas tecnologias sempre tenham sido importantes em forjar novas direções no desempenho criativo, é a capacidade dos indivíduos de ver o seu potencial oculto que realmente faz a diferença”, explica Watson. “Apesar de Leonardo da Vinci ser indubitavelmente fascinado pela tecnologia ao seu dispor, não foi o pincel, a pena ou o papel que o fizeram grande (eram apenas as ferramentas que usava), mas sua insaciável curiosidade pelo mundo ao seu redor e seu implacável impulso de levar sua pesquisa às últimas consequências”, completa o pesquisador.

A Formação em Arte + Tecnologia tem convidado intelectuais e profissionais de diferentes áreas para contribuírem com novos olhares sobre ambos os assuntos. Os encontros já realizados, com o advogado Rodrigo Azevedo falando sobre propriedade intelectual, o neurologista André Palmini explicando as relações entre criatividade e neurociência, e a Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte Bruna Fetter abordando os ecossistemas da arte e as suas relações com a tecnologia estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural/videos).

Para os próximos meses, já estão confirmadas outras quatro conferências: Web Arte na Arte contemporânea, com a Profa. Dra. Maria Amelia Bulhões (27 de setembro); A Produção de Sentido do Pensamento, da Economia e dos Ecossistemas Criativos, com o empreendedor Cesar Paz (6 de outubro); Políticas da Imagem, com a professora Giselle Beiguelman (18 de outubro); e Arquitetura de Experiências, com Felipe Reif e Marcelo Pontes (8 de novembro). A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

Sobre Charles Watson
Charles Watson é formado pela Bath Academy of Art, Inglaterra. É professor da EAV Parque Lage, onde foi vice-presidente, participante do conselho de direção e coordenador do núcleo de pintura. Dirigiu o Prêmio Johnnie Walker de Arte Contemporânea e foi diretor no Centro de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Foi avaliador de portfólios para Universidade das Artes de Londres, como Central St. Martins, Camberwell, Chelsea, London School of Fashion, London School of Design. Foi instrutor e palestrante sobre o processo criativo para diversas empresas e instituições, incluindo Globo, Natura, Ipiranga, Dow Chemical Brasil e Vale do Rio Doce, e é idealizador e diretor do projeto Dynamic Encounters International Art Workshops.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE
Arte nos tempos de tecno-fetichismo, com Charles Watson
Aula complementar da Formação em Arte + Tecnologia
Dia 13 de setembro, segunda-feira, às 19h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Leave a Reply